NOVO Estalo Novo, pela Companhia Maior, com encenação de Ana Borralho & João Galante, 11, 17 e 18 maio, Museu Nacional de Etnologia, Lisboa
© Bruno Simão
A partir de uma ideia dos artistas Ana Borralho e João Galante sobre formas de desobediência, e dramaturgia de Rui Catalão, ESTALO NOVO foi um projeto de colaboração feito com a Companhia Maior, estreado em 2013 no Centro Cultural de Belém.
Aproveitando a experiência de pessoas que viveram e trabalharam num contexto ditatorial (o Estado Novo), assim como durante a revolução de Abril e a estabilização democrática, este trabalho propõe refletir sobre a história de um país, sobre as histórias dos corpos que nele habitam, e sobre o regime em que hoje vivemos. A peça que resultou deste processo é uma guerra de palavras que testemunham grandes e pequenas guerras, umas públicas, outras privadas, mais algumas coletivas e tantas outras individuais.
Esta reposição acontece no âmbito das comemorações do quinquagésimo aniversário da Revolução de 25 de Abril de 1974 em parceria com o Museu Nacional de Etnologia e o Museu de Arte Popular e com o apoio da Direção-Geral das Artes e da Câmara Municipal de Lisboa.
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
Conceito, direção artística e cenografia
Ana Borralho & João Galante
Intérpretes
Angelina Mateus, Carlos Nery, Cristina Gonçalves, Edmundo Sardinha, Elisa Worm, Isabel Simões, Jorge Falé, Júlia Guerra, Kimberley Ribeiro, Maria Emília Castanheira, Maria Helena Falé, Mário Figueiredo, Michel e Paula Bárcia
Apoio dramatúrgico
Rui Catalão
Assistência de ensaios,
apoio ao espaço cénico e luz
Tiago Gandra
Companhia Maior
Direção Artística
Paula Varanda
Coordenação Executiva
Sofia Baptista
Produção
Hannya Melo
Apresentações
LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS
11 e 17 maio 2024, 18h30
18 maio 2024, 21h
Museu Nacional de Etnologia
Lisboa
20, 27 e 28 setembro 2024
Museu de Arte Popular
MAIS INFORMAÇÕES