BLOGUE "EM CADA ROSTO IGUALDADE"

BLOGUE "EM CADA ROSTO IGUALDADE"
A DGARTES e o V Plano Nacional para a igualdade de género

Mural (em Grândola) alusivo à cançao Grândola, Vila Morena, de Zeca Afonso 

"Em Cada Rosto Igualdade" é o contributo da Direção-Geral das Artes para o V Plano Nacional para a Igualdade de Género, Cidadania e Não Discriminação, 2014-2017. O projeto "Em Cada Rosto Igualdade" é uma plataforma de divulgação que pretende reforçar, na área das artes, a promoção da igualdade de género, contra todas as formas de discriminação, divulgando diariamente, ações que promovam a cidadania plena, "em que cada rosto conta".

Visite o blogue em www.emcadarostoigualdade.blogspot.pt

 

"A inspiração para «Em cada rosto igualdade» veio da canção de Zeca Afonso Grândola Vila Morena que ficará para sempre associada ao 25 de Abril que trouxe a democraia ao nosso País. É a sintese perfeita para a INICIATIVA igualdade de género na Cultura e Artes que vemos a abranger o que na Secretaria de Estado da Cultura se quer desenvolver no âmbito do IV Plano Nacional para a Igualdade - Género, Cidadania e não Discriminação 2011-2013. De facto, é um título que, facilmente se aceitará, expressa bem o fim em vista de todos os esforços a favor da igualdade de género e contra todas as discriminações. Enfim, é a sintese perfeita quando estamos a falar de cidadania plena, em que cada rosto conta. (Maria Augusta Fernandes, dezembro 2011)

O Blogue "Em Cada Rosto Igualdade" foi lançado em 2011 na sequencia do Projeto "Igualdade(s) nas Artes e na DGARTES". Estas açoes foram o contributo e, ao mesmo tempo, a resposta da DGARTES a uma das áreas estratégicas do IV Plano Nacional para a Igualdade, Género, Cidadania e não Discriminação 2011-2013, que entende a «Integração da Dimensão de Género na Administração Pública, Central e Local, como Requisito de Boa Governação». Nas palavras do entao Diretor da DGARTES, Samuel Rego, "só isto seria razão suficiente para que o assunto merecesse a atenção da DGARTES e, tendo isso em conta, assim como os princípios eternos em torno de todas as Igualdades inerentes à CIDADANIA, fomos conduzidos a introduzir estas temáticas na vida corrente da DGARTES (...), a qual integra a Equipa Interdepartamental que existe para o efeito. (...) Nesta dinâmica, o Blogue EM CADA ROSTO IGUALDADE tem perfeito cabimento, em especial para inserirmos a nossa atividade em contextos mais alargados da CULTURA E ARTES. E é nossa ideia que vai ser de grande utilidade na criação de um conhecimento comum de todos os interessados, das organizações e de cada um enquanto cidadão". 
 

Conheça os Planos Nacionais para a Igualdade de Género, Cidadania e Não-Discriminação 
em www.cig.gov.pt/planos-nacionais-areas/cidadania-e-igualdade-de-genero/