APOIO EM PARCERIA ARTE E ENVELHECIMENTO ATIVO - CANDIDATURAS ABERTAS

apoio às artes

© DGARTES

Estão abertas, até 28 de janeiro de 2022, as candidaturas para o concurso do Apoio em Parceria Arte e Envelhecimento Ativo, que resulta de um acordo de parceria recentemente celebrado entre a Direção-Geral das Artes (DGARTES) e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML). 

Com uma dotação financeira de 350.000 € (trezentos e cinquenta mil euros), este concurso pretende contribuir, através das artes, para a saúde, bem-estar e qualidade de vida da população idosa.

Podem candidatar-se projetos nos domínios da criação, da programação, da investigação e ações estratégicas de mediação que envolvam a população idosa, incentivando-a a participar ativamente na criação e fruição das artes. São elegíveis projetos nas áreas das artes performativas (circo, dança, música, ópera e teatro), artes visuais (artes plásticas, design e fotografia), artes de rua e cruzamento disciplinar. 

Este concurso permite ao candidato solicitar um apoio financeiro entre dez mil euros e quarenta mil euros, disponibilizando quatro patamares financeiros com montantes variáveis entre oitenta mil euros e cem mil euros.

Pretende-se reforçar a oferta artística multidisciplinar concebida para e com a população idosa, em particular nos territórios de maior isolamento social e cultural, através do estímulo à criação de novas produções artísticas ou à programação de produções de obras preexistentes e ações específicas de desenvolvimento de públicos que envolvam e potenciem a participação ativa da população desta faixa etária. 

O Apoio em Parceria Arte e Envelhecimento Ativo tem ainda como objetivo incentivar a criação de espaços para partilha de ideias e desenvolvimento de redes que permitam estudar o efeito das intervenções artísticas na saúde e bem-estar da população idosa. 

A parceria entre a DGARTES e a SCML — instituição que complementa os serviços que oferece aos mais idosos, sempre tendo em conta a melhoria da sua qualidade de vida e a prevenção de situações de desigualdade, vulnerabilidade, exclusão social e carência socioeconómicas, com o apoio à investigação científica e médica de excelência — faz particularmente sentido num momento em que se estima que o envelhecimento populacional se torne numa das transformações sociais mais significativas do século XXI, com desafios transversais a todos os setores da sociedade. 


MAIS INFORMAÇÕES

No BALCÃO ARTES, estão disponíveis todas as informações, incluindo o Aviso de Abertura e restante legislação aplicável, o Acordo de Parceria, as notas biográficas da Comissão de Apreciação, o Manual do Candidato, o acesso ao Formulário de Candidatura e os contactos para esclarecimento de dúvidas.


 

 

 


Data de publicação: 20-12-2021


 

 

 

 

Imagem apresentação: 
Adicionar a homepage: