Palcos Instáveis - Open Call - 1ªs Obras - Coreografia

dança
Palcos Instáveis - Open Call - 1ªs Obras - Coreografia
Candidaturas até 31 de janeiro

companhia instável

A Companhia Instável é um projeto apoiado pela Secretaria de Estado da Cultura e pela Câmara Municipal do Porto, através do Teatro Municipal do Porto no âmbito do programa Teatro em Campo Aberto, cujos objetivos se centram no desenvolvimento da dança contemporânea do país e da cidade e na criação de oportunidades profissionais a intérpretes de dança contemporânea. O seu projeto de companhia consiste no convite a um criador de renome internacional para criar a partir de um conjunto de intérpretes selecionados por audição.
No seu projeto Lugar Instável - Campo para as Artes Performativas sediado no Teatro Municipal do Campo Alegre, são desenvolvidas residências artísticas para criadores da cidade do Porto ou Norte do país e disponibilizada uma oferta formativa na área da dança e outras complementares, dirigida a profissionais e estudantes interessados em aprofundarem os seus conhecimentos e competências. Este espaço pretende constituir-se como um local de encontro, partilha e reflexão em torno das práticas artísticas.

/
Sobre os Palcos Instáveis
Um projeto da Companhia Instável coproduzido pelo Teatro Municipal do Porto, que tem como objetivo incentivar o trabalho de criadores da cidade do Porto e norte do país. Este projeto possibilita o cruzamento de experiências artísticas e oferece à cidade o contacto com linguagens coreográficas emergentes. Criado em 2012, com a realização de residências artísticas no Lugar Instável, o Ciclo Palcos Instáveis tem apresentações mensais.

/
Sobre as Primeiras Obras
Primeiras Obras é uma rúbrica que integra as primeiras peças de novíssimos criadores, criadores recém-formados, muito jovens criadores ou pessoas que queiram iniciar um trabalho coreográfico.

/
Destinatários:
Criadores emergentes da cidade do Porto e região Norte do país com trabalho já desenvolvido na área da coreografia (Palcos Instáveis);
Coreógrafos que estejam em fase de desenvolvimento das suas primeiras criações (1as Obras);
Outros criadores, nomeadamente estrangeiros, que desenvolvam um trabalho de cocriação com os anteriores já referidos.

/
Candidaturas:
As candidaturas deverão ser remetidas até ao dia 31/01/2018, através do endereço email opencall@companhiainstavel.pt com o assunto “Palcos Instáveis / 1as Obras”.
Deve ser enviado um dossier que integre: intenções artísticas, descrição do projeto, biografias, orçamento base, sinopse, ficha técnica, duração prevista e imagens/links de vídeos (do projeto ou anteriores).
Será dada preferência a espetáculos em estreia.
As peças devem ter entre 45 a 60 min. (Palcos Instáveis) ou 20 a 60min (1ªs Obras), neste último, podendo ser apresentado como espetáculo único, ou em conjunto com outro criador.

/
Condições Oferecidas:
Espaço de residência no Lugar Instável – Teatro Municipal Campo Alegre (dependendo das necessidades do projeto e da disponibilidade do espaço);
Acompanhamento artístico do projeto;
Espaço de apresentação na Sala Estúdio do Teatro Municipal do Campo Alegre;
Frequência do curso de produção (dirigido a criadores);
Atribuição de uma bolsa de criação no valor de 1000€ (mil euros), contra recibo;
Pagamento de licenças e direitos de autor;
Disponibilização de apoio e equipamento técnico, a acordar, mediante disponibilidade e análise do plano de trabalho;
Apoio à divulgação do projeto;
Disponibilização de equipa de frente de casa;
Integração da apresentação no âmbito da temporada do Teatro Municipal do Porto.

/
Processo de seleção:
Pretende-se selecionar propostas para desenvolvimento e apresentação a partir de outubro de 2018. Os projetos candidatados podem deter outras fontes de apoio que os potenciem. As propostas serão avaliadas por elementos da Companhia Instável e do Teatro Municipal do Porto. A Companhia Instável reserva-se o direito de não selecionar qualquer projeto, caso o conjunto de propostas apresentadas não assegure os objetivos do mesmo.

/
Informações:
opencall@companhiainstavel.pt