Forte presença portuguesa na "Disability Arts International"

vários
Forte presença portuguesa na "Disability Arts International"
plataforma online

Dançando com a Diferença, "Endless" de Henrique Amoedo. © Júlio Silva Castro

Ciente dos obstáculos com os quais se deparam artistas com necessidades especiais, nomeadamente no que diz respeito ao trabalho em rede e à integração em projetos de colaboração a nível internacional, o British Council desenvolveu a plataforma (website) "Disability Arts International", bem como uma newsletter eletrónica, com vista a contrariar o isolamento destes artistas. 

Este projeto, apoiado pelo Programa "Unlimited Access" da União Europeia, tem contado, desde 2013 - data do seu lançamento - com uma forte participação portuguesa, sendo a Vo'Arte uma das estruturas artísticas parceiras, a par com estruturas artísticas de países como a alemanha. 

A Acesso Cultura - uma associação portuguesa sem fins lucrativos de profissionais da cultura e pessoas interessadas em questões de acessibilidade, com sede em Almada, é também uma das entidades profundamente envolvidas neste projeto, nomeadamente através da sua diretora Maria Vlachou. No blogue da "Disability Arts International", em www.disabilityartsinternational.org/blogs/2018/country-profile-portugal/, Vlachou traça o perfil de Portugal no âmbito destas matérias, contextualizando e dando uma visão geral das iniciativas de arte inclusiva em Portugal.

A Associação dos Amigos da Arte Inclusiva - Dançando com a Diferença também integra "Disability Arts International", sendo mais um exemplo da participação portuguesa nesta rede internacional. 

A "Disability Arts International" pode ser visitada em www.disabilityartsinternational.org. 

Um dos recursos disponíveis desta plataforma online é uma base de dados de artistas com necessidade especiais e "empresas inclusivas" interessadas na circulação internacional e que procuram oportunidades de colaboração. Em 2017, para encorajar um maior núnero de artistas a inscreverem-se nesta base de dados, o British Council lançou uma campanha nas redes sociais, sendo que o resultado pode ser consultado em www.disabilityartsinternational.org/artists/. A lista de artistas e entidades inscritas, cerca de 100, contam agora com um espaço de divulgação que potencia oportunidades de trabalho em rede e de integração em projetos de colaboração a nível internacional.

Além da base de dados, o site inclui ainda outro tipo de recursos, como, por exemplo, a apresentação de "case studies" e a secção "Toolkits", na qual se destaca o projeto "Un-Label - New Grounds of inclusive performing arts" e a edição intitulada "Innovation Diversity – New Approaches of Cultural Encounter in Europe", a qual se enconta disponivel gratuitamente.

/
Mais informações:

CiM - Companhia de Dança (Vo'Arte - www.voarte.com)
www.disabilityartsinternational.org/artists/profiles/CiM-Dance-Company/

Associação dos Amigos da Arte Inclusiva - Dançando com a Diferença
www.disabilityartsinternational.org/resources/toolkits/innovation-diversity-new-approaches-of-cultural-encounter-in-europe/