Seminário e workshop de conservação de slides a cores - 13 e 14 de setembro 2018

fotografia
Seminário e workshop de conservação de slides a cores - 13 e 14 de setembro 2018
Formação | Almada

© Fred Ernst

A Neon Art Conservation apresenta um seminário e workshop em conservação, digitalização e acondicionamento de slides a cores, com base num projeto desenvolvido no museu Nederlands Fotomuseum (Roterdão, Holanda).

O museu Nederlands Fotomuseum detém o arquivo do fotógrafo holandês Ed van der Elsken (1925-1990). Elsken, associado à street photography, desenvolveu inúmeros livros de fotografia, entre os quais "Eye Love You" (1972), o primeiro livro revolucionário totalmente colorido a ser publicado na Holanda. O arquivo de van der Elsken, composto por 45.000 slides a cores, apresenta sinais de contaminação biológica (fungos), colocando em risco a sua preservação e acessibilidade. Tendo em conta este panorama, Katrin Pietsch desenvolveu uma metodologia de tratamento em massa de forma a tratar os slides da coleção. Lénia Fernandes integrou o projeto em 2016. Depois de uma campanha de captação de fundos bem-sucedida, o projeto tornou-se no maior projeto de restauro de materiais fotográficos na Holanda. Esta experiência proporcionou simultaneamente a recolha de informação técnica sobre estes materiais.

O seminário, aberto a conservadores, curadores, historiadores de arte, arquivistas e estudantes, será dedicado à descrição detalhada do projeto, processo de angariação de fundos, identificação e datação de slides a cores, investigação desenvolvida, execução do tratamento, digitalização e acondicionamento.

O workshop é dirigido a conservadores-restauradores. Durante este workshop hands-on, os participantes terão a oportunidade de aprender sobre o método de limpeza e remoção de fungos de slides a cores desenvolvidos no âmbito do projeto. No âmbito do workshop, serão também dadas as ferramentas para a identificação e avaliação do estado de conservação destes materiais. Os participantes são convidados a trazer os seus próprios exemplares.

/
Datas e local:
13 e 14 de setembro de 2018
Campus da Caparica
Almada

/
Horários, preços e inscrições:
www.facebook.com/neonartconservation/photos/pcb.793871974146733/793871737480090/?type=3&theater

/
Mais informações:
www.neonartconservation.com
www.facebook.com/neonartconservation/