Estudos e Relatórios

BOLETIM TRIMESTRAL SOBRE O APOIO ÀS ARTES 2013-2014

O Boletim Trimestral sobre o Apoio às Artes é uma publicação que tem como objetivo reportar as atividades desenvolvidas pelas entidades artísticas apoiadas no âmbito dos programas de financiamento públicos em vigor, numa parceria entre a DGARTES e o DINÂMIA'CET / ISCTE-IUL.

O objetivo desta publicação é promover uma reflexão alargada e rigorosa sobre o que é hoje a intervenção pública no setor artístico português.

1º BOLETIM TRIMESTRAL

Edição: 4.ª trimestre 2013
Destaque: análise dos apoios atribuídos no âmbito dos concursos lançados em 2013. 

2º BOLETIM TRIMESTRAL

Edição:1.ª trimestre 2014

Destaque:  Programa de Apoio à Internacionalização das Artes como fator de qualificação, permitindo a criação de parcerias, principalmente fora da Europa.

3º BOLETIM TRIMESTRAL

Edição: 2.º Trimestre 2014

Destaque:  modalidade de apoio indireto "Acordos Tripartidos", acordos celebrados entre a DGARTES, autarquias locais e entidades de criação, programação ou mistas.

4º BOLETIM TRIMESTRAL 

Edição:3.º trimestre 2014

Destque: o Programa "Pegada Cultural: Artes e Educação", uma parceria entre a DGARTES e o Conselho das Artes da Noruega, no âmbito da implementação do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu EEA Grants. 

5º BOLETIM TRIMESTRAL

Edição: 4.º trimestre 2014

Destaque: súmula do que constituiu o desempenho da DGArtes em 2014 no âmbito do Apoio às Artes, destacando a evolução dos dados analisados e recuperando os temas em destaque nos anteriores Boletins. As várias perspetivas através das quais os dados sobre financiamentos e atividades das entidades apoiadas pela DGARTES são abordados, fazem ressaltar características importantes das dinâmicas dos apoios à criação e produção artística, permitindo comparar dados e estabelecer parâmetros que ajudem a refletir sobre as assimetrias entre o litoral e o interior do país e as zonas culturalmente mais carenciadas, até às que fazem já parte de redes que passam pelos circuitos não só nacionais como internacionais. 
 


RELATÓRIO SOBRE O CICLO DE WORKSHOPS INTERNACIONAIS - DGARTES

Resultados do Inquérito Online aos Participantes

Em 2013, a DGArtes deu início a um Ciclo de Workshops Internacionais interativos, em parceria com o Instituto Superior de Economia e Gestão e com o Teatro Nacional de São João, que decorreram entre maio e outubro, em Lisboa e no Porto. Com formadores dos EUA, da Holanda e do Reino Unido, os workshops focaram alguns dos temas mais prementes para as organizações artísticas portuguesas, nomeadamente a comunicação, o empreendedorismo e o estabelecimento de parcerias. 
 


APOIOS CONCEDIDOS PELA DGARTES RELATÓRIO 2012

A DGARTES, enquanto braço executivo dos apoios às artes, é responsável pela recolha de dados fundamentais sobre a atividade das entidades artísticas apoiadas.

O tratamento desses dados permite a estruturação de informação útil para o conhecimento aprofundado do tecido cultural nacional e também para a análise da ação da DGArtes no terreno. 

Este relatório materializa um trabalho rigoroso de recolha, tratamento e cruzamento de dados que proporciona uma imagem global do que foram os apoios às artes em 2012, chamando a atenção para alguns indicadores mais relevantes.
 


RELATÓRIO DA RECOLHA DE CONTRIBUTOS AOS AGENTES CULTURAIS

INQUÉRITO DISPONIBILIZADO ENTRE 20 DE AGOSTO E 7 DE SETEMBRO DE 2012 

No exercício das suas atribuições, e tendo em vista fomentar o diálogo com o setor artístico e estimular a participação dos vários agentes culturais no desenvolvimento da sua intervenção, a DGARTES levou a cabo um procedimento formal de recolha de contributos, através de um questonário no dgartes.pt,  sobre pontos essenciais da situação das artes e da política de apoio às artes. O mesmo decorreu no periodo entre 20 de agosto e 07 de setembro de 2012,

Resumo do Relatório 


ESTUDO SOBRE OS APOIOS FINANCEIROS DIRETOS CONCEDIDOS ÀS ATIVIDADES ARTÍSTICAS - DGARTES 2010-2011

Análise e avaliação dos apoios financeiros diretos concedidos pela DGARTES à criação e programação artística, tendo por base os sistemas de apoio bienal e quadrienal nos anos de 2010 e 2011 e as respetivas entidades beneficiárias. 


RELATÓRIO E LIVRO DE ESTÁGIOS DO PROGRAMA INOV-ART 2009-2012 
O INOV-Art foi um programa de estágios internacionais para jovens, no domínio cultural e artístico, criado com o objetivo de promover a sua inserção no mercado de trabalho, nomeadamente em instituições culturais e artísticas de referência a nível internacional nas áreas da arquitetura e urbanismo, artes performativas, artes visuais, cinema e audiovisual, cruzamentos artísticos, design, escrita e edição, gestão de indústrias criativas e marketing cultural, entre outras. Promovida, gerida e executada pela DGARTES e financiada pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional, esta iniciativa teve início em maio de 2009 e contou com a realização de 3 edições, tendo a última terminado em fevereiro de 2011, com a realização de um Seminário de Encerramento no Centro Cultural São Mamede, em Guimarães - Capital Europeia da Cultura 2012. 

O INOV-Art possibilitou a atribuição bolsas em entidades de acolhimento como o NCCA-National Centre for Contemporary Arts (Moscovo, Rússia); Tate Modern (Londres, Reino Unido); CONTINENTE-Centro de Investigación en Artes Audiovisuales (Buenos Aires, Argentina); Capacete (Rio de Janeiro, Brasil); Reality Research Center (Helsínquia, Finlândia); Sou Fujimoto Architects (Tóquio, Japão); Swedish Travelling Exhibitions (Visbi, Suécia); UCLA (Los Angeles, Estados Unidos da América) e Biblioteca Nacional (Madrid, Espanha). 

Livro de estágios: "Rostos com Futuro" de Alexandre Neves, David Francisco e João Gonçalves (livro de estágios da última edição do Programa INOV-Art)