pt EN

Pavilhão de Portugal
53ª Exposição Internacional de Arte
La Biennale di Venezia
 


 

7 Jun >
22 Nov
2009



Home

Projecto

Artistas

Comissário

Pavilhão

Catálogo

Imprensa

Ficha Técnica

Contactos



Sobre a Representação Oficial Portuguesa na 53ª Exposição Internacional de Arte La Biennale di Venezia

A 53ª Exposição Internacional de Arte, La Biennale di Venezia, decorre entre 7 de Junho e 22 de Novembro de 2009. A presente edição da mais importante exposição de arte contemporânea do mundo tem como tema genérico Fare Mondi e será organizada pelo curador internacional Daniel Birnabaum (Estocolmo, 1963).

João Maria Gusmão e Pedro Paiva são os artistas que representam Portugal na 53ª Esposizione Internazionale d’Arte, La Biennale di Venezia. A representação oficial portuguesa, organizada e produzida pela Direcção-Geral das Artes do Ministério da Cultura, é comissariada por Natxo Checa.

Desde início da presente década Pedro Paiva e João Maria Gusmão têm apresentado, sob plataformas expositivas e formatos diversificados como o cinema experimental e a instalação, um conjunto estruturado de ensaios numa incessante procura da afirmação das possibilidades da “verdade”. Radicando essa investigação duma forma não ortodoxa ou académica na ontologia, os artistas dedicaram-se a construir sentidos para o que a experiência humana no mundo apresenta de diverso e inexplicável.

Na Bienal de Veneza de 2009 a dupla de artistas apresentará um novo corpo de trabalho, certamente multidisciplinar e complexo, enquadrado nas directrizes da curadoria geral de Daniel Birnabaum e na sequência das últimas temáticas da sua obra: a Meteorítica e a Abissologia.

 



 


















 


[x]



















[x]
   

Informações gerais e Programa [+]

 

Sobre a Representação Oficial Portuguesa na 53ª Exposição
Internacional de Arte La Biennale di Venezia

 
   
   
   
   

Organização e Produção:

 

Parceria Local:

Patrocinador: