Press releases

Já são conhecidos os resultados finais do Programa de Apoio em Parceria – Arquivos de Dança, Teatro e Cruzamento Disciplinar que tem como principal objetivo criar estímulos ao tratamento e conservação dos arquivos nestas áreas artísticas. Com um montante financeiro de 350 mil euros, este Programa apoia 13 projetos na área de teatro, 6 de cruzamento disciplinar e 1 de dança no domínio da investigação ligada a práticas de arquivo e documentação do património artístico.

Estão abertas as candidaturas para concursos do Programa de Apoio a Projetos 2021 nos domínios da Criação e Edição e da Programação, com um montante financeiro global de 6.280.000 €, valor que corresponde a um aumento em 84% face a 2020.

A Direção-Geral das Artes e a Orquestra de Jovens da União Europeia (EUYO - The European Union Youth Orchestra) organizam o The Lisbon Concert, integrado no European Music Gallery Festival 2020, no dia 12 de agosto, quarta-feira, às 18h30, no Palácio Nacional da Ajuda.

A DGARTES divulga a decisão final do Programa de Apoio a Projetos - Apoio complementar ao Programa Europa Criativa, o qual visa exponenciar a boa execução dos projetos apresentados por entidades nacionais e estimular o número de entidades portuguesas líderes ou parceiras de candidaturas apresentadas ao subprograma Cultura.

A Direção-Geral das Artes organiza o Encontro Internacional de Pitching e Matchmaking, no dia 14 de novembro, no Auditório do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, em Lisboa, para promover o desenvolvimento de parcerias entre municípios, entidades artísticas portuguesas e entidades artísticas da Islândia, do Liechtenstein e da Noruega, no âmbito do concurso «Connecting Dots – Mobilidade Artística e Desenvolvimento de Públicos».

A Direção-Geral das Artes organiza, em Lisboa, o encontro internacional de pitching e matchmaking, no dia 14 de novembro, no Auditório do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, em Lisboa, para promover o desenvolvimento de parcerias entre municípios, entidades artísticas portuguesas e entidades artísticas da Islândia, do Liechtenstein e da Noruega, no âmbito do concurso «Connecting Dots – Mobilidade Artística e Desenvolvimento de Públicos».

Foram hoje comunicados às entidades candidatas os resultados provisórios dos concursos sustentados para o biénio 2020/2021. Os concursos sustentados para o próximo biénio têm uma verba total de 18,7 milhões de euros, o que representa um aumento de 17% face ao anterior concurso bienal. Entre 2015 e 2019 o apoio público às artes cresceu 83%.

Este programa de apoio tem como objetivo estimular a participação de entidades portuguesas líderes ou parceiras de candidaturas apresentadas ao Programa Europa Criativa (sub-programa Cultura) e exponenciar o sucesso na execução dos projetos apresentados. A fase de submissão de candidaturas decorre entre 12 de setembro e 3 de outubro de 2019.

Já são conhecidos os resultados finais do concurso para Apoio a Projetos no domínio da Internacionalização, destinado ao desenvolvimento e circulação internacional de obras e projetos, nas áreas das artes performativas (circo contemporâneo e artes de rua, dança, música e teatro); artes visuais (arquitetura, design, fotografia, artes plásticas e novos media) e cruzamento disciplinar. Das 49 candidaturas admitidas, são apoiadas 26, com um montante total de financiamento de 260.000 €.

 

Na sequência do Programa de Revitalização do Pinhal Interior (PRPI), a Direção-Geral das Artes lançou esta semana um convite aos dezanove municípios que o integram, para que apresentem propostas no âmbito do Programa de Apoio em Parceria, com vista a estimular a mobilização das comunidades locais para a valorização e desenvolvimento cultural do Pinhal Interior.

Páginas