Comissão de Acompanhamento - Orquestras Regionais

O desempenho das orquestras regionais é objeto de acompanhamento permanente e de avaliação anual, através de uma comissão de acompanhamento, com a seguinte composição:

a) Técnico da DGArtes que preside: Costanza Ronchetti
b) Direção Regional de Cultura do Norte: António Ponte
c) Direção Regional de Cultura do Centro: Suzana Menezes
d) Direção Regional de Cultura do Algarve: Adriana Nogueira
e) Presidente da Câmara Municipal de Gondomar: Marco Martins
f) Presidente da Câmara Municipal da Batalha: Paulo Santos
g) Presidente da Câmara Municipal de Elvas: Nuno Mocinha
h) Especialista na área da música: Henrique Piloto
i) Especialista na área de gestão financeira e administrativa: Rita Sousa Guerreiro

Os membros da comissão referidos em a), h) e i) são designados, sob proposta do Diretor-Geral da DGArtes, por despacho do membro do Governo responsável pela área da cultura, por períodos de 4 anos.


NOTAS BIOGRÁFICAS


Henrique Piloto é formado em Direção de Orquestra e em Direção Coral. Possui o Curso de Canto Gregoriano do Instituto Gregoriano de Lisboa. Estudou com Christopher Bochmann, Jean-Marc Burfin e Jean-Sébastian Bérau. Dirigiu a Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Académica Metropolitana, Orquestra de Câmara de Macau, Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra do Algarve, Orquestra da Musikskola de Ümea, o Oratory Choir of Hong Kong e o Coral Lisboa Cantat. Foi elemento fundador do Coro Gregoriano de Lisboa e do Coro Syntagma Musicum. Foi maestro e diretor artístico do Coro Regina Coeli. A convite do Instituto Cultural de Macau, trabalha neste território entre 1997 e 2001 como maestro  da Orquestra de Câmara de Macau. Tem-se apresentado em Portugal, Espanha, França, Suécia, China, Japão e Moçambique. Como compositor desenvolve um trabalho numa vertente pedagógica, com publicações de música coral e instrumental, e alcança um 1º prémio num Concurso Nacional de Composição Coral. É Formador Qualificado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores e membro da direção da Associação Portuguesa de Educação Musical. No biénio 2014-2016 foi maestro e diretor artistico do Projecto Lira, a convite da Direção Regional da Cultura dos Açores. Atualmente leciona na Escola de Música Nª Sra do Cabo as classes de Coro e Orquestra.

Rita Guerreiro é licenciada em Gestão pela Universidade Católica Portuguesa. É gestora na Cassefaz e na Academia de Produtores Culturais. Foi Diretora de Marketing/Financeira no Teatro Municipal Maria Matos e autora do capítulo de Gestão Financeira do Guia das Artes Visuais e do Espetáculo. É formadora do módulo de gestão financeira no CGPAE/ Fórum Dança. Deu aulas na Escola Superior de Teatro e Cinema (Gestão Cultural), ETIC (Gestão e controle orçamental) e na Universidade Católica (Gestão de Empresas Media).