Comemorações do Dia Mundial da Dança no Auditório Carlos do Carmo, 29 e 30 de abril, Lagoa

Dança
Comemorações do Dia Mundial da Dança no Auditório Carlos do Carmo, 29 e 30 de abril, Lagoa

© Pedro Sardinha

"UNSETTLING SELF, de São Castro + TUMULTE, de Christine Hassid" (KALE Companhia de Dança) são as propostas do Auditório Carlos do Carmo no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Dança. As apresentações decorrem no dia 30 de abril, na sala de espetáculos do Auditório. Este projeto conta também com uma apresentação destinada ao público escolar, no dia 29 de abril (Dia Mundial da Dança).


UNSETTLING SELF, de São Castro
TUMULTE, de Christine Hassid 
KALE Companhia de Dança


LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS 

Auditório Carlos do Carmo
29 abril 2024 
Dia Mundial da Dança
14:30 (escolas)

30 abril 2024
19:00 (público geral)


UNSETTLING SELF, de São Castro

Existe uma realidade particular a cada um de nós, dividida entre uma noção de conhecimento do exterior - a nossa relação com os outros e o mundo - e uma outra que é definida pelo autoconhecimento, da procura por uma identidade, um “eu” no meio dos outros. A complexidade dessa procura envolve um paradoxo: a identidade como unidade, refletida na ideia de pertença, coesão e coletivo, por outro lado a identidade como singularidade, expressa pelo individual e pessoal. 
É numa espécie de teia social que tudo se desenrola e a reflexão sobre a pessoa que somos ou que desejamos ser, parte da interação com os outros e determina até que ponto nos identificamos com o que nos rodeia. 
Esta questão da identidade levou-me a um reencontro com Fernando Pessoa. O Pessoa que não era apenas uma pessoa e que se desdobrava em outras tantas, movidas por uma instabilidade interna - pessoal, política, social, provocando a escrita sobre uma realidade, através de diferentes perspectivas, pensamentos, corpos e gestos. 


TUMULTE, de Christine Hassid 

Tumulte é o encontro com o Eu, a pessoa que por vezes tentamos evitar. Para mim, criar é o motor todo-poderoso, essa sensibilidade exaltada que se poderia chamar a imaginação do coração (“l'imagination du coeur”). 
A relação com a música é essencial para o meu trabalho. São os itinerários dos corpos humanos que governam a música, que a tocam, e não ao contrário, num diálogo entre a música e a dança. A música é também uma escolha dramatúrgica.  O que me interessa é que, por um lado, a dança pode por vezes ser utilizada para visualizar a estrutura da partitura; e, ao mesmo tempo, possa ser capaz de tocar nos níveis mais directos da música, seguindo o aspecto imediato que a música produz no nosso corpo: os voos, as vertigens, o prazer físico, a resposta imediata ao som. 
“Tumulte, où nous abandonnerons nos peines et nos failles à la musique et nous essaierons de créer du « BEAU » avec notre art. J’aime penser que la MUSIQUE amène au repos des choses.”


FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA

Produção: Kale Companhia de Dança
Coreografia | São Castro, Christine Hassid
Intérpretes | Clara Mauro, Maria Carrasco, Mariana Barbosa, Rafael Belinha, Rita Barbosa
Desenho de luz | Joaquim Madaíl, Francisco Campos, São Castro e Christine Hassid
Ensaiadora | Isabel Ariel
Coprodução | Casa das Artes de Famalicão, CCN Malandain Ballet Biarritz-França, Auditório Carlos do Carmo Lagoa do Algarve, Teatro Diogo Bernardes Ponte de Lima e Auditório Municipal de Gaia
Apoios: Direção-Geral das Artes, Ginasiano Escola de Dança, Armazém22, Cie Christine Hassid project - CHp
Parceiro Media: Antena 2


BILHETEIRA

29 abril
Dia Mundial da Dança
14:30 (escolas)
gratuito 

30 abril
19:00 (público geral)
8€ (20% desconto c/ passaporte cultural, rota do petisco e cartão Lagoa Social)

Bilhetes online


CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA

M/6 


MAIS INFORMAÇÕES

cm-lagoa.pt/conhecer/espacos-culturais/auditorio-carlos-do-carmo

https://kale.pt/ust/

 

 


O Auditório Carlos do Carmo integra a RTCP - Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses