Companhia de Dança de Almada estreia em Lugo (Espanha) nova versão de "Inverno"

dança
Companhia de Dança de Almada estreia em Lugo (Espanha) nova versão de "Inverno"
Internacionalização | Espanha

Fotografia: Ivan Mouronte

A Companhia de Dança de Almada vai estar em Lugo (Espanha), entre 1 e 5 de maio, para uma residência artística da nova versão de "Inverno". Com conceito e coreografia de Bruno Duarte, o espetáculo sobe ao palco do Auditorio Municipal Gustavo Freire no dia 5 de maio, às 20h30. 

Na sua versão original, de 2019, "Inverno" percorreu várias cidades de norte a sul de Portugal e foi apresentado no Polski Teatr Tańca, em Poznań - Polónia, bem como no festival Solocoreografico em Turim - Itália e Ancara - Túrquia.


INVERNO (NOVA VERSÃO)

(Pela Companhia de Dança de Almada)

Inspirado nas tradicionais Festas dos Rapazes que, um pouco por todo o Nordeste Transmontano e na vizinha Espanha, se estendem no período de doze dias entre o Natal e o Dia de Reis (6 de janeiro), “Inverno”, nesta nova versão para um elenco de seis bailarinos, procura encapsular a essência do que são estas diferentes práticas e rituais de celebração.

Em palco, mas com uma sensação de céu aberto, procuramos mergulhar nestas aldeias onde a tradição se entrelaça com a terra e a música da gaita de foles se confunde com os gritos animalescos dos mascarados. Nestas ruas de pedra, os rapazes (e hoje, como aqui, também as raparigas), herdeiros de uma linhagem festiva, celebram com fervor ancestral. Ao amanhecer, entre caretos, demónios, loas e a cinza das fogueiras, sussurram-se no vento os segredos do ano que passou e as ruas ganham vida com as cores vibrantes dos trajes tradicionais que ecoam tempos passados.

À sombra de santos e rituais, as festas dos rapazes são rituais de limpeza e renascimento que caldeiam o sagrado e o profano e foi nelas que, procurando honrar raízes, encontrámos a inspiração para o que agora se escreve em palco.


FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA

Conceito e coreografia: Bruno Duarte
Interpretação: Bruno Duarte, Inês barros, Lúcia Salgado, Mariana Romão, Raquel Tavares e Vitor Afonso
Música: Galandum Galundaina, Roncos do Diabo, Cabra Çega, Urze de Lume, Colin Stetson
Figurinos: Nuno Nogueira
Cenografia: Carlota Machado e Bruno Duarte
Desenho de luz: Paulo Santos
Ensaiadora e assistente de coreógrafo: Maria João Lopes
Seleção musical e sonoplastia: Bruno Duarte
Agradecimentos: Ester Gonçalves, Graça Laranjeiro, Helena Duarte, Paulo Duarte, Pierre Primetens e Galandum Galundaina


MAIS INFORMAÇÕES

https://cdanca-almada.pt

 

 

 

 


Data de publicação: 23.04.2024