Portugal na PQ23 - Exposição Países e Regiões

menu_titlesubtitle_metadedosminutos_angelarocha cópia.png

Representação Oficial Portuguesa na 15.ª Quadrienal de Praga - PQ23 - Prague Quadrennial of Performance Design and Space
8 a 18 junho 2023 . 9h > 18h . Mercado de HoleŠovice . Praga . República Checa
Comissariado: Direção-Geral das Artes

tacto_1_0.jpg
Pormenor de uma fotografia de Bruno Simão

A instalação artística METADE DOS MINUTOS, da cenógrafa Ângela Rocha, vai representar oficialmente Portugal na exposição “Países e Regiões” na 15.ª Quadrienal de Praga - PQ23 - Prague Quadrennial of Performance Design and Space, que iá decorrer (sob o tema "Visões Raras"), de 8 a 18 de junho de 2023, em Praga, na República Checa. Na sua proposta curatorial, Ângela Rocha dá prioridade ao lugar do visitante como agente ativo e decisor. Na visão de Futuro pós-pandemia, que propõe, apresenta de forma imersiva a reivindicação do Presente espacial e temporal.

O núcleo da proposta incidirá na dimensão táctil, hoje cada vez mais desvalorizada e banalizada na função de ativador de ecrãs. Os projetos curatoriais para a exposição “Países e Regiões” vão enquadrar-se conceptualmente no tema proposto pela PQ23: “RARE Visions”, que convida a imaginar, visualizar, ou até mesmo criar, visões raras do futuro, que nos aproximem, toquem profundamente os nossos corações e abram perspetivas de mudança, podendo estas ser de diversos tipos - inspiradoras, visionárias ou prudentes. 

Num esforço de sinergia e de criação de um futuro plural, METADE DOS MINUTOS integra ainda obras da autoria dos artistas plásticos Diogo Costa e Telma Pais de Faria, criadas especificamente para este contexto.

 

 

mn01.jpg

mn03.jpg

mn04.jpg

menu_titlesubtitle_0.png

serabelo.png

Como complemento à instalação artística METADE DOS MINUTOS, Ângela Rocha propõe uma atividade que aprofunda a dimensão representativa do país – com todas as “visões raras” que nele podem caber. Nesta proposta, “previsões de futuro”, presságios, desejos e receios, mensagens utópicas ou distópicas sob a forma de palavras, desenhos, pequenos objetos ou imagens, foram recolhidas em Portugal e serão disponibilizadas aos visitantes da Quadrienal de Praga, através de uma “máquina de brindes” cenografada "ao jeito de uma bola de cristal". Cada pessoa poderá recolher, de forma aleatória, uma cápsula transparente que contém uma “visão” única e original. 

MIRABOLANTE contou com a colaboração da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas que, através da sua rede e em diálogo com a Direção-Geral das Artes, possibilitou a distribuição de caixas de recolha nas Bibliotecas Municipais em todas as capitais de distrito de Portugal continental. A Biblioteca Municipal do Funchal e a Biblioteca Pública de Ponta Delgada foram, também, parceiras do projeto, viabilizando a extensão da representação portuguesa a todo o território nacional.

 

mirabolante.png

menu_bio_angela.png

Ângela Rocha é diplomada em Teatro, no curso de Design de Cena, pela Escola Superior de Teatro e Cinema e foi bolseira do Programa Leonardo Da Vinci, em Roma na Companhia Matéria Viva.

Foi assistente de Cenografia e Figurinos na companhia Artistas Unidos e assinou trabalhos para encenadores como Claúdia Gaiolas, Guilherme Gomes, Gonçalo Waddington, João Pedro Mamede, Madalena Marques, Maria João Luís, Raquel Castro, Ricardo Neves-Neves, Teresa Coutinho, Tiago Guedes, Tiago Rodrigues. Participou em diversos festivais, nomeadamente no Festival D´Avignon, com a peça "António e Cleópatra" de Tiago Rodrigues.

É cofundadora do Condomínio - festival de cultura local em espaços habitacionais. Em 2019 venceu o prémio SPA de Melhor Cenografia pelo espetáculo "Sweet Home Europa", uma produção do Teatro D. Maria II.

 

 

 

IMPRENSA

Press Kit