Catálogo "a seam, a surface, a hinge, or a knot "

Catálogo "a seam, a surface, a hinge, or a knot "
2019 | Apresentação no Museu de Arte Contemporânea do Chiado

Foi apresentado no dia 19 de dezembro 2019, às 18h00, no Museu de Arte Contemporânea do Chiado, em Lisboa, o Catálogo da Exposição "a seam, a surface, a hinge, or a knot", que representou Portugal na 58.ª Exposição Internacional de Arte da Bienal de Veneza. A iniciativa contou com a presença da Secretária de Estado da Cultura, Ângela Ferreira, do Diretor-Geral das Artes, Américo Rodrigues, da artista Leonor Antunes e do curador João Ribas.

O Catálogo inclui ensaios inéditos da autoria de Ana Teixeira Pinto, Suzanne Cotter e Briony Fer, que contextualizam a investigação empreendida pela artista e o seu envolvimento com o contexto, e confrontam questões pertinentes relativas à representação nacional, à cultura material e à recuperação histórica.

A exposição "a seam, a surface, a hinge, or a knot ", de Leonor Antunes, com curadoria de João Ribas, esteve em exibição de 11de maio a dia 24 de novembro de 2019 no Palazzo Giustinian Lolin, sede da Fundação Ugo e Olga Levi, junto ao Grande Canal, em Veneza e recebeu mais de 39.000 visitantes, entre profissionais da área, estudantes e investigadores, famílias e público em geral, vindos de todo o mundo.

A exposição refletiu sobre os contributos de Masieri, e as suas encomendas a Frank Lloyd Wright e Carlo Scarpa, e os menos conhecidos desenhos de Trincanato, a primeira arquiteta formada pelo Istituto Universitario di Architettura di Venezia, autora de um estudo sobre a arquitetura veneziana popular desde o século XIII ao século XVIII, e que foi também diretora do Palazzo Ducale e presidente da Querini Stampalia. Tanto Savina como Trincanato tiveram um papel fundamental na formação de uma aceção de Veneza como cidade “moderna”, através de desenhos de exposições, arquitetura e trabalho histórico.  Leonor Antunes interessou-se pela forma como as tradições artesanais de várias culturas se cruzam dentro dessa história de género.

No website oficial de "a seam, a surface, a hinge or a knot" poderá visitar a galeria de imagens da exposição, conhecer as obras representadas e saber mais sobre o projeto.