Apresentação

MISSÃO

A Direção-Geral das Artes é o serviço central da administração direta do Estado, tutelado pelo Secretário de Estado da Cultura, que coordena e executa as políticas de apoio às artes, qualificando e valorizando a criação artística e garantindo a universalidade da sua fruição. A DGARTES propõe e realiza medidas de apoio para profissionais e projetos das artes do espectáculo e das artes visuais ou de cruzamento disciplinar. Para este efeito implementa os programas de apoio financeiro dirigidos ao terceiro setor consolidando e renovando o tecido artístico e o serviço público de cultura; promove os agentes culturais pela divulgação das suas atividades públicas numa agenda eletrónica regular; desenvolve e participa em ações nacionais e internacionais de intercâmbio e promoção dos artistas residentes em Portugal; detém um arquivo substancial de edições próprias e de documentação sobre a atividade artística nas áreas contempladas pela sua esfera de ação.

 

ATRIBUIÇÕES

Promover o acesso às artes, assegurando a diversificação, descentralização e difusão da criação artística e incentivando mecanismos que estimulem o alcance, desenvolvimento e adesão de diferentes públicos.

Fomentar a criação, produção e difusão das artes através da definição de sistemas de incentivos financeiros adequados ao seu desenvolvimento e valorização intrínseca, bem como pela produção de informação relevante para o setor e pelo reconhecimento dos percursos e projetos de mérito a nível nacional;

Fortalecer a projeção internacional dos artistas e outros agentes culturais portugueses, facilitando o acesso a canais de divulgação e distribuição ou criando incentivos à concretização desses meios;

Estimular o diálogo interdisciplinar nas artes e a sua participação em políticas intersetoriais articulando, nomeadamente, com a educação, a ciência, a economia e o desenvolvimento e promovendo a colaboração com outros serviços e organismos da administração central e local.

Disponibilizar estudos de caracterização e definição de conceitos estruturantes e de informação relevante para o conhecimento do setor das artes e dos apoios atribuídos.

Protagonizar ou participar na realização de projetos e ações que contribuam para a qualificação e valorização das artes e dos seus profissionais.

 

Para o conhecimento integral da Missão e atribuições da DGARTES consulte a Lei orgânica.