Sustentabilidade nas Artes

sustentabilidadesnasartes_0.png

© DGARTES

SUSTENTABILIDADE NO SETOR ARTÍSTICO


Estamos empenhados em promover políticas de sustentabilidade nas Artes.

A preservação ambiental e mitigação dos efeitos das alterações climáticas são prioridades estratégicas na nossa ação junto dos agentes artísticos e públicos com os quais nos relacionamos. 

Nesta página, reunimos um conjunto de recursos, ferramentas e informações úteis sobre estes temas, que possam inspirar mudanças graduais na implementação de boas práticas, suportadas em informação técnica sistematizada.


APRESENTAÇÃO


No preâmbulo do Decreto-Lei nº47/2021, de 11 de junho, que altera o regime de atribuição de apoios financeiros do Estado às artes visuais e performativas, é possível ler que “O XXII Governo Constitucional comprometeu-se a promover políticas de sustentabilidade, investimento, inovação, igualdade de género e maior representação e participação étnico-raciais, preservação ambiental e mitigação dos efeitos das alterações climáticas, e inclusão e coesão sociais e territoriais, pelo que, para o concretizar, deve, nomeadamente, organizar, tornar estruturado e sustentável o investimento do Estado para o desenvolvimento das artes. (…)”.

Entre as citadas prioridades para a promoção de políticas públicas na área da Cultura, estão as questões da sustentabilidade, da preservação ambiental e mitigação dos efeitos das alterações climáticas, áreas que a DGArtes pretende trabalhar junto dos diferentes agentes artísticos e públicos com os quais se relaciona.

Ciente que este é um caminho de aprendizagem para todos os envolvidos, a DGArtes disponibiliza um conjunto de recursos, ferramentas e informação relacionados com a sustentabilidade ambiental e boas práticas para o sector artístico, que possam inspirar os agentes artísticos e o público a fazer mudanças graduais e suportadas em informação técnica e sistematizada.

Este é um trabalho realizado em conjunto com o CIEC – Centro de Informação Europa Criativa, que disponibiliza também no seu site institucional um conjunto de informações e documentos de grande relevância no contexto europeu relacionados com a sustentabilidade ambiental no setor cultural.

A DGArtes manifesta ainda o interesse em receber todos os contributos que possam enriquecer a informação disponibilizada, através do email sustentabilidade@dgartes.pt


DOCUMENTOS ESTRUTURAIS / POLÍTICAS PÚBLICAS


DOCUMENTOS ESTRUTURAIS

União Europeia

Novo European Bauhaus

Novo Quadro Estratégico para a Política Cultural da UE

Nações Unidas

Guia para Ação Local: A Cultura nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável


PUBLICAÇÕES ÚTEIS

Recursos e ferramentas de trabalho na área da sustentabilidade ambiental e da mobilidade sustentável que, independentemente da área artística para a qual foram originalmente concebidos/as, podem servir de inspiração para outras áreas artísticas.

On The Move

Site com diversa informação sobre mobilidade cultural no contexto da União Europeia.

Destacam-se os conteúdos relacionados com open calls, financiamento para a mobilidade cultural e diferentes recursos (contém relatórios, guias, publicações e documentos de políticas públicas);

Perform Europe

Projeto que pretende repensar a mobilidade transnacional das produções artísticas integrando os valores da inclusão e sustentabilidade;

Julie’s Bycicle

Projeto nascido no setor musical, hoje alargado a todo o setor cultural e artístico. Combinando informação e saber especializado no cruzamento da arte com a sustentabilidade ambiental, a Julie's Bycicle centra-se em programas de alto impacto e mudanças políticas para enfrentar de frente a crise climática;

European Film Agencies

Página do Grupo de Trabalho para a Sustentabilidade da EFAD, contendo links para diferentes recursos úteis para o setor artístico e cultural;

European Theatre Convention (ETC)

Página da ETC para as questões da sustentabilidade no meio das estruturas e produções teatrais.

Recursos e ferramentas de trabalho na área da sustentabilidade ambiental e da mobilidade sustentável que, independentemente da área artística para a qual foram originalmente concebidos/as, podem servir de inspiração para outras áreas artísticas.


RECURSOS E FERRAMENTAS DE INTERESSE


 

Theatre Green Book

Iniciativa de várias entidades britânicas e europeias do setor do Teatro, que procura contribuir para produções artísticas, teatros e práticas logísticas mais sustentáveis, disponibilizando um conjunto de três manuais sobre estes temas. Projeto em curso, que já tem disponíveis o primeiro volume – Produções Sustentáveis – e o segundo volume – Edifícios Sustentáveis (versão beta).

ETC Sustainable Action Code for Theatres (ETC – European Theatre Convention)

O Action Code for Theatres da ETC é uma proposta de princípios e objetivos para promover processos sustentáveis nos teatros europeus até ao final desta década e para desenvolver a adesão a uma rede de membros sensíveis às questões climáticas. Baseia-se em três pilares básicos que consideram a transformação social, económica e ambiental na relação com o trabalho feito nos teatros por toda a Europa: Processos sustentáveis em entidades do teatro; Teatros (edifícios) sustentáveis; Produções teatrais sustentáveis.

Green Report - edição de 2020 (Cine Regio)

Relatório elaborado pela CineRegio – rede europeia de mais de 50 fundos regionais de apoio ao cinema e audiovisual – com várias conteúdos relacionados com sustentabilidade nos processos de produção e execução de obras cinematográficas e audiovisuais, como exemplos de políticas e estratégias de sustentabilidade, casos práticos e instrumentos para promoção de práticas sustentáveis, entre outras propostas.

Rating System for Sustainable Film Production (Green Film)

Sistema de avaliação de práticas na área da sustentabilidade ambiental aplicado a produções cinematográficas ou audiovisuais, com referenciais divididos por critérios claros como Poupança de Energia, Mobilidade e Acomodação, Catering, Uso de Materias, Gestão de Resíduos e Comunicação.

Gala Funding and Resources Guide (GALA/On The Move)

Guia de oportunidades de financiamento e recursos para projetos artísticas e culturais relacionados com a sustentabilidade ambiental.

Arts and Culture for Ecological Transformation Report (Istanbul Foundation for Culture and Arts)

Relatório que aborda a crise ecológica e ambiental, convidando o mundo das artes e da cultura a ponderar em conjunto a questão para construir mudanças criativas. O relatório aborda a emergência climática no que diz respeito aos seus aspetos sociais, políticos, económicos e culturais e centra-se em possíveis respostas das artes e da cultura para uma transformação ecológica. Apresentando uma análise avaliativa e exaustiva dos problemas ecológicos, o relatório sublinha o importante papel que setor artístico pode desempenhar nessa transformação.

Carbon Calculator (EURECA) - projeto piloto

A Eureca (European Environmental Calculator) é um instrumento, desenhado para a indústria audiovisual, que ajuda a compreender melhor e a avaliar o impacto ambiental das suas filmagens, bem como a tornar os seus processos produtivos mais sustentáveis. Eureca é um projeto-piloto emergente do projeto europeu Green Screen, financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Fact Sheets on Green Certification and Carbon Calculators (SHIFT CULTURE)

SHIFT CULTURE é um projeto europeu que analisa e avalia diversos instrumentos e certificações ambientais destinado ao sector cultural e artístico, constituindo-se com um recurso útil de comparação e de apoio ao processo de decisão. Aborda também outros temas como a inclusão, relações de poder & género e liderança no sector cultural.