Organização

Organização

LEI ORGÂNICA

No contexto do Plano de Redução e Melhoria da Administração Central (PREMAC), o Decreto Regulamentar n.o 35/2012 de 27 de março aprova a orgânica da DGARTES, em consonância com o disposto na orgânica da Presidência do Conselho de Ministros, no que respeita aos serviços e organismos da área da cultura, mantendo no seu âmbito de atuação a responsabilidade pelo apoio às artes, quer na vertente da produção de informação relevante para o setor, quer na gestão dos apoios cuja concessão lhe está legalmente atribuída. A DGARTES sucede, ainda, nas atribuições da Direção Regional de Cultura de Lisboa e Vale do Tejo, no domínio dos apoios às artes. 

Lei Orgânica da DGARTES 
 


ORGÂNICA INTERNA

A organização interna da DGARTES - estabelecida pela Portaria n.º 188/2012 de 15 de junho - obedece ao modelo de estrutura hierarquizada, sendo dirigida por um diretor-geral, coadjuvado por um subdiretor-geral, cargos de direção superior de 1.o e 2.o graus, respetivamente. A DGARTES estrutura-se nas seguintes unidades orgânicas nucleares: Direção de Serviços de Planeamento, Informação e Recursos Humanos; Direção de Serviços de Apoio às Artes; Direção de Serviços de Gestão Financeira e Patrimonial. Estas unidades orgânicas são dirigidas por diretores de serviço, cargos de direção intermédia de 1.º grau. 
 


CARGOS DE DIREÇÃO

AMÉRICO RODRIGUES

americorodrigues_foto_rui_gaudencio.jpg

Diretor 
Mestre em Ciências da Fala e da Audição pela Universidade de Aveiro e licenciado em Língua e Cultura Portuguesas pela Universidade da Beira Interior, Américo Rodrigues é natural da cidade da Guarda onde exerceu funções de animador e programador cultural na Casa de Cultura da Juventude da Guarda/FAOJ (1979-1989) e na Câmara Municipal da Guarda (1989-2005). Foi Diretor do Teatro Municipal da Guarda (2005-2013) e Coordenador da Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (2015-2018). Foi um dos fundadores do coletivo Aquilo Teatro, da Associação Luzlinar e do Calafrio, Associação Cultural / Teatro do CalaFrio. Coordenou os cadernos de poesia Aquilo (1982-1997) e foi co-diretor da revista Boca de Incêndio (2004-2006), entre outras publicações. Ator e encenador de diversas obras teatrais, apresentadas em vários países. Criador de poesia sonora/sound poetry, com vários trabalhos discográficos publicados. Dirigiu festivais como “Ó da Guarda, festival de novas músicas”, “Correntes de ar”, Acto seguinte: Festival Internacional de Teatro da Guarda, “Dizsonante”, ”jazz nas alturas”, “Ovni: objetos e formas animadas”, etc. Autor de diversas obras de teatro, poesia, crónicas, ensaio e literatura para a infância. É Diretor-Geral das Artes desde 2019, tendo coordenado os grupos de trabalho de revisão do modelo de apoio às artes, de regulamentação da rede de teatros e cineteatros portugueses (RTCP) e da implementação da rede portuguesa de arte contemporânea (RPAC), entre outros. Em 2011 recebeu a medalha de mérito cultural atribuída pelo Ministério da Cultura de Portugal.


PEDRO BARBOSA

foto_pberbosa.png

Subdiretor 
Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (1996) e pós-graduado em Ciências Jurídico-Administrativas. 
Desde 2015, tem exercido, na Direção-Geral das Artes, funções de apoio diversificado e transversal nas áreas instrumentais e no âmbito da implementação dos Programas de Apoio às Artes. Tem vindo a colaborar na representação institucional em eventos internacionais e tem integrado diversos grupos de trabalho relacionados com a revisão do Modelo de Apoio às Artes, com a regulamentação da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses e com o estatuto dos profissionais da cultura. Ainda na DGARTES, entre 2007 e 2008, ocupou o cargo de Chefe de Divisão de Modernização Administrativa. Anteriormente, foi Coordenador do Gabinete Jurídico do Instituto das Artes e exerceu funções na Inspeção-Geral das Atividades Culturais.
É subdiretor da DGARTES desde abril de 2021.


FRANCISCO ESTEVES

Diretor de Serviços de Apoio às Artes
Licenciado em Sociologia pelo ISCTE-IUL, mestre em Economia Social e Solidária pelo mesmo instituto, tendo frequentado a UFRGS durante um semestre, onde desenvolveu investigação sobre redes de colaboração solidária no estado do Rio Grande do Sul. Trabalhou em projetos de desenvolvimento comunitário em São Tomé e Príncipe e Angola. No Huambo, promoveu o cruzamento entre o desenvolvimento comunitário e as artes, nomeadamente as artes plásticas e o teatro. Integrou a carreira de Técnico Superior na Direção-Geral das Artes em 2021, tendo coordenado e participado em comissões de apreciação de candidaturas de entidades profissionais de diversas áreas artísticas, foi gestor de processos de entidades apoiadas e coordenador da comissão de acompanhamento da RTCP - Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses. Desempenha funções de diretor de serviços de apoio às artes desde novembro de 2023.


JOANA ADRIÃO

Diretora de Serviços de Planeamento, Informação e Recursos Humanos
Licenciada em Psicologia (2009, ISCTE-IUL), Mestre em Psicologia Social e das Organizações (2011, ISCTE-IUL) e diplomada em Estudos Avançados em Psicologia (2015, Programa Doutoral em Psicologia, ISCTE-IUL) a terminar a tese de Doutoramento em Psicologia sobre Emoções e Interações Sociais. Foi membro do Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS-IUL) e bolseira de investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) tendo, entre 2008 e 2020, participado em projetos de investigação na área da Psicologia Social, com foco nas áreas de Cognição Social e Emoções. Apresentou o seu trabalho em conferências nacionais e internacionais e é autora ou coautora de artigos publicados em revistas nacionais e internacionais. Desde 2021 integra o mapa de pessoal da Direção Geral das Artes, integrada na área de informação da Direção de Serviços de Planeamento, Informação e Recursos Humanos, onde desempenha funções de Direção de Serviços desde novembro de 2023. 


MÓNICA ANTUNES 

Diretora de Serviços de Gestão Financeira e Patrimonial 
Licenciada em Economia (Universidade Católica Portuguesa). Técnica Superior do mapa de pessoal da Direção-Geral do Orçamento integrada na carreira de técnico superior especialista em orçamento e finanças públicas do Ministério das Finanças. É Diretora de Serviços de Gestão Financeira e Patrimonial desde 2012.


 

organograma_21052021.png

 


ENCARREGADO DE PROTEÇÃO DE DADOS

José Bernardo Vilhena Júlio Marques Vidal, técnico superior jurista do quadro de pessoal da Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros, foi designado Encarregado de Proteção de Dados, por Despacho n.º 1933-A/2023, de 8 de fevereiro (publicado no Diário da República n.º 28/2023, 1.º Suplemento, 2.ª Série, de 8 de fevereiro).

Contactos do EPD:
José Bernardo Vilhena Júlio Marques Vidal
T. +351 213 927 600
E. pro.dados@sg.pcm.gov.pt 

Equipa