Bolsa de Consultores e Especialistas

Bolsa de Consultores e Especialistas

Os consultores e especialistas que integram as comissões de apreciação e as comissões de acompanhamento da DGARTES são responsáveis, respetivamente, pela apreciação dos projetos e das atividades artísticas candidatas a apoio financeiro, assim como a avaliação da sua execução. 

Os interessados em integrar as comissões de apreciação e de acompanhamento podem manifestar o seu interesse, para tal bastando formalizar o seu pedido de inscrição.

Para aceitação do seu pedido de inscrição, o interessado deverá ter experiência profissional ou conhecimento especializado nas áreas das artes visuais, artes performativas, artes de rua ou cruzamento disciplinar. 

Pode ainda candidatar-se, se for especialista na área cultural ou tiver experiência em domínios de atividade como comunicação, criação, ações estratégicas de mediação, edição, formação, internacionalização, investigação, produção ou programação e ainda gestão financeira ou cultural. 

Serão igualmente consideradas inscrições de especialistas em áreas que resultem do cruzamento das artes com outros setores de atividade ou dimensões sociais, como o ambiente, a igualdade de género, a cidadania, a acessibilidade ou a interculturalidade.

O Regulamento da composição e funcionamento das Comissões de Apreciação e das Comissões de Avaliação, bem como os Despachos que fixam as respetivas remunerações, encontram-se disponíveis em Legislação.

A DGARTES avalia os elementos registados no pedido de inscrição aferindo a adequação do perfil dos interessados face às suas necessidades de recrutamento no âmbito dos Programas de Apoio às Artes e da Linha de Apoio à Programação da Rede de Teatros e Cineteatros. Os interessados serão contactados pelos nossos serviços. 

A Bolsa de Consultores e Especialistas constitui apenas uma manifestação de disponibilidade para o exercício das funções, não conferindo o direito ao interessado de ser selecionado pela DGARTES, para o efetivo exercício de funções. 

Saiba mais sobre a Bolsa de Consultores e Especialistas: Perguntas Frequentes  

Formulário de Audiência Prévia