Masterclass com o Maestro Peter Stark

Masterclass com o Maestro Peter Stark
2017: sessões de formação dirigidas a professores e alunos de música

Maestro Peter Stark

A convite da Direção-Geral das Artes, o Maestro Peter Stark - internacionalmente reconhecido como Maestro em diversas Orquestras a nível mundial, Professor no Royal College of Music e maestro auxiliar na Orquestra de Jovens da União Europeia - ministrou duas sessões de formação, nos dias 29 e 30 de setembro, na Biblioteca Nacional de Portugal, em Lisboa, dirigidas a professores e alunos de escolas de música portuguesas. Estas masterclasses tiveram como objetivo dotar os participantes de técnicas e ferramentas imprescindíveis para a realização de audições, tanto para orquestras de jovens como para orquestras profissionais. Esta iniciativa surge após o sucesso do programa de aperfeiçoamento Allegro Con Brio, organizado em 2016 pela DGARTES com o objetivo de facilitar e apoiar a integração de jovens músicos portugueses no mercado laboral.

A primeira sessão, em formato de conferência, destinou-se a professores e teve lugar no dia 29 de setembro, entre as 17h00 e as 20h00. Nesta conferência foi abordada a temática da preparação dos alunos para diversas audições, com especificações detalhadas sobre cada instrumento. A segunda sessão, destinada a alunos de instrumento, realizou-se no dia 30 de setembro, entre as 10h00 e as 18h00. Os alunos participantes tocaram um excerto orquestral de escolha livre, o qual foi analisado em grupo. As inscrições nesta sessão foram efetuadas junto dos respetivos professores ou por recomendação destes.

 

/
Peter Stark
O Maestro Peter Stark dirigiu algumas das mais importantes orquestras a nível mundial: Orquestra Sinfónica de Londres, a Orquestra Filarmónica da Malásia, a Orquestra da Idade do Iluminismo, a Orquestra Hallé e a English Chamber Orchestra. Foi assistente dos maestros Pierre Boulez, Sir Colin Davis, Bernard Haitink, Lord Yehudi Menuhin, Sir Roger Norrington e Klaus Tennstedt. É Professor de Direção de Orquestra no Royall College of Music em Londres, Maestro Assistente da Orquestra de Jovens da União Europeia, Maestro Principal da Cambridge University Chamber Orchestra e da Arabian Youth Orchestra. Lecionou no Conservatório Estatal de São Petersburgo e nos principais conservatórios da República Popular da China. Peter Stark foi violinista durante dez anos (muitos dos quais concertino) e enquanto diretor das principais orquestras de jovens europeias, tem um profundo conhecimento dos requisitos necessários para tocar um instrumento numa orquestra, e sobre a postura e corpo (através da Alexander Technique) como crucial para o desenvolvimento e aprendizagem de qualquer estudante.
A psicologia da direção de orquestra é outra área de interesse de Stark, que está atualmente a escrever um livro sobre o modo dos condutores trabalharem com as orquestras de modo a obterem os melhores resultados. É ainda presença constante nos diversos media ingleses de que se destaca a participação nas séries Maestro e Maestro na Ópera, como professor dos maestros candidatos e nos Concertos Promenade na qualidade de Maestro Cam. Na temporada de 2017/18 Peter Stark irá dirigir e lecionar na China, Japão, Coreia, Singapura, Emirados Árabes Unidos e na maioria dos países da União Europeia. O Maestro Peter Stark é responsável, como júri, pelas audições para a Orquestra de Jovens da União Europeia nos diversos países da União Europeia.

/
Vídeos:

Brevemente disponíveis