4.ª Conferência Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses

4.ª Conferência Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses
nov 2025, Faro

Construir o Futuro em Rede — a RTCP e as políticas municipais de cultura
4.ª Conferência Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses 
11 novembro 2025
Teatro das Figuras, Faro

“Construir o Futuro em Rede — a RTCP e as políticas municipais de cultura” foi o tema da quarta Conferência da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses, promovida pela Direção-Geral das Artes. O encontro teve como principal objetivo refletir sobre as políticas culturais municipais e a cooperação cultural em rede, colocando em diálogo autarcas, programadores, artistas e investigadores. A iniciativa teve lugar no dia 11 de novembro de 2025, entre as 9h30 e as 17h30, no Teatro das Figuras, em Faro, tendo juntado mais de 100 pessoas.

O programa iniciou-se com um painel que refletiu sobre a integração dos equipamentos da RTCP nas políticas municipais de cultura e contou com a participação dos oradores Leonor Barata [Autarca] Álvaro Santos [Programador], Sara Barros Leitão – [Atriz e Encenadora], Luís Sousa Ferreira [Programador] e o jornalista Pedro Dias de Almeida como moderador.

Na segunda parte do dia decorreram dois colóquios nos quais se discutiu o contributo da RTCP na definição de instrumentos municipais de planeamento estratégico, assim como modelos de cooperação em rede entre equipamentos culturais RTCP. Foram oradores e dinamizadores dos colóquios Paulo Pires [Gestor Cultural /Programador], Vânia Rodrigues [Investigadora], Catarina Vaz Pinto [Gestora Cultural] e Cristina Planas Leitão [Programadora].

A conferência foi transmitida em direto a partir da página do Facebook da DGARTES e do Teatro das Figuras, com tradução simultânea em Língua Gestual Portuguesa.

Na ocasião, o Diretor-Geral das Artes, Américo Rodrigues, sublinhou que a RTCP foi construída a partir de “um amplo diálogo com o setor”, sendo uma criação feita “em conjunto com vários representantes do setor”, promovendo uma “escuta ativa para mudar”. Destacou, também, a importância do Programa de Apoio à Programação e do Plano de Valorização e Qualificação dos Recursos Humanos afetos aos equipamentos da RTCP.

002_2.jpg

003_3.jpg

004_0.jpg

Créditos fotográficos: Miguel Fernandes / Teatro das Figuras