Seiva Trupe - Teatro Vivo C.R.L.

Teatro
Seiva Trupe - Teatro Vivo C.R.L.
Norte

"Porto em Directo"

Seiva Trupe

/
Área artística: Teatro
Tipo de entidade: Criação
Região: Norte (exerce predominantemente atividade no Porto)
Início da atividade profissional continuada: 1973
Direção artística: Júlio Cardoso

/
Historial: 
Em 1972/73, um grupo de jovens actores profissionais, entre os quais, António Reis, Estrela Novais e Júlio Cardoso, resolveu pôr em prática uma ideia que já há anos vinha a germinar no pensamento de cada um deles, enquanto atores noutras companhias. Perante um teatro cada vez mais amordaçado pelo rigor da censura e comprometido, que não tinha em consideração os objetivos de toda uma atividade teatral, o público era inexoravelmente cada vez mais afastado das salas de espetáculo. E foi assim que o tal grupo de jovens atores profissionais resolveu meter ombros a tão difícil tarefa e criou no Norte do País uma Companhia de Teatro, integrada num projeto cultural que rompesse com tal estado de coisas e levasse aos públicos o teatro e a cultura que eles mereciam;
reconhecendo os reduzidos parâmetros de motivação, mas ao mesmo tempo integrando-se e dinamizando o movimento do teatro independente que começava a despontar, tornando-se deste modo num exemplo para o aparecimento de outros novos agrupamentos profissionais no País.
Um teatro de rigor artístico, cultural e de comunicação. Neste tempo, a SEIVA TRUPE promoveu um sem número de atividades paralelas,como: colóquios, conferências, recitais, mesas-redondas; estreitou laços de amizade com dezenas de coletividades; publicou cadernos de apoio; promoveu encontros de teatro, recitais de música contemporânea e de jazz, ciclos de cinema; e apoiou técnica e artisticamente muitos agrupamentos. Promoveu diversos concursos de textos de teatro, de prosa e de poesia, editou serigrafias de teatro. Organizou e participou nas mais diversas efemérides culturais. Há vários anos que foi reconhecida como Instituição de Utilidade Pública (1993). Tem participado em inúmeros festivais no país e no estrangeiro. Organizou vários Cursos de Teatro, por onde passaram centenas de pessoas, muitas das quais foram dinamizadas para orientação e ampliação de grupos de teatro amador de coletividades e de empresas, e outras dedicam-se ao ensino de teatro e outras ainda seguiram o profissionalismo. Institui bienalmente o Prémio SEIVA destinado a distinguir as individualidades que através das suas obras ou das suas atividades mais tenham contribuído para o progresso, dignificação e prestígio das artes, das letras e das ciências, da cidade do Porto. Pelo seu significado e crivos de atribuição é hoje um dos mais representativos do Porto. Foi um dos principais impulsionadores e criadores do FITEI - Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica, bem como da fundação da Academia Contemporânea do Espectáculo, da ADN - Agência para o Desenvolvimento do Norte Teatral e da AMAR-Associação Mutualista dos Artistas–Casa do Artista/Norte.
Produzimos 137 espetáculos de teatro, sendo de salientar que muitos deles obtiveram prémios importantes e de referência, tanto no país como no estrangeiro.
Condecorada pelo Presidente da República c/ o Grau de Membro Honorário da Ordem de Mérito–Dia Mundial do Teatro-2010. (Texto: Seiva Trupe)

/
Contactos:
Teatro do Campo Alegre - Rua das Estrelas, s/n
4150-762 Porto
(+351) 223 252 430 / (+351) 917 525 816
teatro@seivatrupe.pt

/
Mais informações:
www.seivatrupe.pt
www.facebook.com/SeivaTrupe.TeatroVivo/