"Além da dor", pela Companhia de Teatro de Almada, até 17 julho, Teatro Municipal Joaquim Benite, Almada

Teatro
"Além da dor", pela Companhia de Teatro de Almada, até 17 julho, Teatro Municipal Joaquim Benite, Almada

© Rui Carlos Mateus

"Além da dor", de Alexander Zeldin, com encenação de Rodrigo Francisco, é apresentado no Festival de Almada nos dias 11, 13, 14, 15 e 17 de julho, na Sala Experimental do Teatro Municipal Joaquim Benite. A peça, da Companhia de Teatro de Almada, conta com as interpretações de Binete Undonque, Djucu Dabó, Ivo Marçal, Maria Frade e Pedro Walter.


SINOPSE

(pela Companhia de Teatro de Almada)

A peça "Além da dor" (Beyond Caring, no original) consistiu na estreia como autor e, em simultâneo, a grande irrupção de Alexandrer Zeldin na cena teatral. A CTA realizou a estreia absoluta desta peça em Portugal, em Março de 2022, vencendo o prémio SPA para melhor espectáculo do ano. Sob o signo de um realismo social cru e amiúde brutal, observamos e escutamos quatro trabalhadores temporários de diferentes gerações: Susan, Grace, Becky e Phil; e Ian, o encarregado do turno da noite na fábrica de processamento de carnes onde eles fazem as limpezas. Num universo de relações humanas tão precárias e equívocas como as  relações laborais, Zeldin descreve a cadência e a dureza dos trabalhos que estes empregados executam e o alívio (relativo) que traz cada pausa, momentos em que as relações interpessoais se vão tecendo, sempre fugazes, tímidas, frágeis. Logo que termina o turno, regressarão ao anonimato, pardacento e inelutável.
Dramaturgo e encenador, Alex Zeldin (n. 1985) teve uma ascensão fulgurante na cena teatral britânica e europeia na última década. Após Beyond Caring, o seu reportório foi enriquecido com as peças Love (2016), Faith, Love and Charity (2019), A Death in the Family (2022, original francês) e The Confessions (2023). Foi Artista em Residência do National Theatre em 2017 e, apenas dois anos depois, tornou-se encenador associado dessa instituição. Em 2020, tornou-se Artista Associado do Théâtre National de l’Odéon (Paris) e, no ano seguinte, foi Artista Convidado do Festival de Viena. 


FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA

Interpretação
Binete Undonque
Djucu Dabó
Ivo Marçal
Maria Frade
Pedro Walter

Tradução
Margarida Vale de Gato

Cenografia
Céline Demars

Figurinos
Ana Paula Rocha

Luz
Guilherme Frazão

Sonoplastia
André Oliveira

Duração
1h30

Classificação etária
M/16


LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS

11, 13, 14, 15 e 17 julho 2024
Festival de Almada
Teatro Municipal Joaquim Benite (Sala Experimental)


MAIS INFORMAÇÕES

https://festival.ctalmada.pt/alem-da-dor/

 

 

 


Apoio: República Portuguesa - Cultura / Direção-Geral das Artes