Alkantara Festival 

Festivais em Portugal
Alkantara Festival 
Cruzamentos disciplinares I Lisboa

bruno simões

O Alkantara Festival é um festival internacional de dança, teatro, performance e encontros na cidade de Lisboa.

No Alkantara Festival apresentam-se espetáculos e projetos que experimentam formatos, no cruzamento com diferentes práticas artísticas e de conhecimento. No programa do festival participam artistas, de diversas proveniências, que dialogam com questões urgentes nas sociedades contemporâneas.

A partir de 2020 o Alkantara Festival passa a acontecer anualmente, em novembro. Cada edição do Alkantara Festival inicia um percurso com encontros e atividades — no Espaço Alkantara — que aprofundam a relação com artistas do festival, as suas práticas e as questões que os seus projetos levantam.

_

Alkantara Festival 2020

"O Alkantara Festival regressa de 13 a 29 de novembro e volta a propor-se como espaço de encontro, partilha e discussão pública, a partir de uma programação internacional de dança, teatro, performance, conversas e debates, na cidade de Lisboa e online.

Na programação do Alkantara Festival, dirigida pela primeira vez por Carla Nobre Sousa e David Cabecinha, estarão em destaque projetos artísticos que contribuem para reflexões sobre a crise ambiental, que contrariam a invisibilização de identidades marginalizadas ou que investigam sobre a capacidade de construção e reinvenção de sentidos em cena. “Num momento em que se tornam ainda mais evidentes fragilidades e incertezas quanto ao presente e ao futuro, estas questões são tão relevantes hoje como no início do ano”, destaca Carla Nobre Sousa.

No Alkantara Festival de 2020 serão apresentados 14 espetáculos. Face ao contexto atual, o programa está a ser trabalhado de forma a garantir condições de estreia para alguns projetos internacionais que viram os seus processos interrompidos ou cancelados. Aos espetáculos junta-se um ciclo de performances, conversas e debates com a participação de pessoas que se dedicam à investigação académica, dirigentes associativos, ativistas e artistas.

A edição de 2020 inaugura um novo ciclo em que o Alkantara Festival passa a acontecer anualmente em novembro. “O formato anual propõe acompanhar os trabalhos artísticos de forma mais duradoura. Na edição de 2021, por exemplo, vamos querer ver novos projetos e também projetos de artistas que este ano só podem estar no programa online e continuar discussões em torno de pesquisas que este ano mostram os seus primeiros objetos”, sustenta David Cabecinha.

Entre edições, o programa do Alkantara contará com residências artísticas, workshops e encontros públicos, maioritariamente no Espaço Alkantara, para aprofundar a relação com projetos, práticas e questões abordadas no festival.

Os espetáculos e momentos presenciais do Alkantara Festival 2020 acontecem no Centro Cultural de Belém, Culturgest, Teatro Nacional Dona Maria II, Teatro do Bairro Alto e São Luiz Teatro Municipal, equipamentos culturais que se associam à coprodução do evento e no Espaço Alkantara".

_
Nome do festival: Alkantara Festival
Entidade promotora: ALKANTARA - Associação Cultural
Direção artística: Carla Nobre Sousa, David Cabecinha
Datas de realização: novembro
Locais: Lisboa

_
Mais informação:
http://www.alkantarafestival.pt
https://www.instagram.com/alkantaralisboa/
https://www.facebook.com/alkantaralx

 

 


O Alkantara Festival é apoiado pela Direção-Geral das Artes no ano 2020.