DGARTES APOIA 65 ASSOCIAÇÕES CULTURAIS NÃO PROFISSIONAIS DA REGIÃO DE LISBOA E VALE DO TEJO

apoio às artes

© Banda Sociedade Filarmónica Olhalvense

Já são conhecidos os resultados finais da nova linha de financiamento destinada a apoiar a atividade regular de associações e coletividades da Região de Lisboa e Vale do Tejo, de que são exemplo as bandas filarmónicas, os grupos de teatro de amadores e os grupos de etnografia.

As 65 associações culturais que vão receber apoio financeiro distribuem-se do seguinte modo: 41 na área da música, 11 na área de teatro, 7 na área de cruzamento disciplinar, 5 na área de dança e 1 na área de artes plásticas. A Área Metropolitana de Lisboa concentra cerca de metade das entidades apoiadas, distribuindo-se as restantes como se ilustra na figura seguinte*:

Com um montante global de 300 mil euros, esta linha de financiamento atribui um máximo de 5 mil euros por candidatura, destinando-se a iniciativas que contribuam para fortalecer as relações de trabalho entre equipamentos e agentes culturais não profissionais, estimular a criação de redes, promover o desenvolvimento de novos públicos e incentivar a participação ativa das populações na atividade artística local e regional.

O apoio financeiro agora concedido permite dar resposta às necessidades específicas da Região, contribuindo para o acesso e fruição cultural das respetivas populações.

Cabe salientar que este novo apoio decorre do facto de a DGARTES ter sucedido nas atribuições da ex-Direção Regional de Cultura de Lisboa e Vale do Tejo no âmbito do apoio a entidades culturais não profissionais dessa região.

* Os concelhos da Sertã e de Vila de Rei (Médio Tejo) não integram a Região de LVT.


RESULTADOS FINAIS

Consulte a Decisão Final


 

 

 


Data de publicação: 02-09-2021


 

Imagem apresentação: