"O Barco/The Boat", de Grada Kilomba, na BoCA - Bienal de Artes Contemporâneas, até 17 outubro, Lisboa

Cruzamento disciplinar
"O Barco/The Boat", de Grada Kilomba, na BoCA - Bienal de Artes Contemporâneas, até 17 outubro, Lisboa

“O Barco/The Boat”, de Grada Kilomba. BoCA - Bienal de Artes Contemporâneas - Prove You Are Human. 3 de setembro a 17 de outubro em Lisboa, Almada e Faro. Cré-ditos: Bruno Simão.

SINOPSE

Grada Kilomba é desobediência poética, é a conjugação permanente em todos os tempos e artes do verbo descolonizar. Grada Kilomba é uma artista multidisciplinar portuguesa, autora do emblemático livro “Memórias da Plantação: Episódios do Racismo Quotidiano”. No biénio 2021-2022 da BoCA, é uma das Artistas Residentes.

“O Barco / The Boat” é uma instalação da artista Grada Kilomba, composta por 140 blocos, que formam a silhueta do fundo de uma nau e desenham minuciosamente o espaço criado para acomodar os corpos de milhões de africanos, escravizados pelos impérios europeus. 

No imaginário ocidental, um barco é facilmente associado à glória, liberdade e expansão marítima, descrita como “descobertas” mas, na visão da artista, “um continente com milhões de pessoas não pode ser descoberto” nem “um dos mais longos e horrendos capítulos da humanidade – a Escravatura – pode ser apagado.”  
Esta primeira instalação de grande escala de Grada Kilomba, que se estende junto ao rio por 32 metros de comprimento, na Praça do Carvão do maat, convida o público a entrar num jardim da memória, no qual poemas descansam sobre blocos de madeira queimada, lembrando histórias e identidades esquecidas. Que histórias são contadas? Onde são contadas? Como são contadas? E contadas por quem? São questões que se colocam ao entrar nesta instalação. 

Grada Kilomba inaugura esta obra com uma performance dividida em três actos, na qual várias gerações das comunidades afro-descendentes são as protagonistas, com produção musical de Kalaf Epalanga. “O Barco/The Boat” torna-se um lugar de reconhecimento, um jardim de memória e contemplação do futuro.


FICHA ARTÍSTICA

Produção: BoCA
Coprodução: maat – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, e Staatliche Kunsthalle Baden-Baden
Apoio à produção: ArtWorks
Parceria: Câmara Municipal de Lisboa / EGEAC, no âmbito do Lisboa na Rua’21
“O Barco/The Boat” é um projeto comissionado pela BoCA Bienal de Artes Contemporâneas 2021


LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS 

INSTALAÇÃO
Até 17 de outubro, 10h às 22h

PERFORMANCE
25 de setembro, às 17h
17 de outubro, às 16h

Ambas na Praça do Carvão, em frente ao maat / Central Elétrica.
Av. Brasília, 1300-598 Lisboa
21 002 8130


BILHETEIRA 

Entrada livre


CONTACTOS 

BoCA Associação Cultural
Morada - Rua São Bento 182, 1200-800 LISBOA
E-mail - info@bocabienal.org


MAIS INFORMAÇÕES

http://bocabienal.org

 

 

 


A BoCA - Bienal de Artes Contemporâneas é apoiada pela DGARTES.