"CISNOGRAFIA. Reescrita do Cisne" / Heurtebise, 7 dezembro a 27 fevereiro, Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa

Cruzamento disciplinar
"CISNOGRAFIA. Reescrita do Cisne" / Heurtebise, 7 dezembro a 27 fevereiro, Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa

"Cisnografia é um projeto de cruzamento disciplinar que repensa e trabalha sobre suportes de criação e apresentação das artes performativas, recorrendo a objetos da história da Dança, composição coreográfica, composição musical e cinema.

Enquanto elemento coreográfico e musical, consiste no desafio à composição e reescrita do 13º movimento Le Cygne da Suite Le Carnaval des Animaux de Camille Saint-Säens. Esta obra resulta do desafio feito a treze coreógrafos/intérpretes/performers e um compositor para, individualmente, reescreverem a sua morte do cisne, de acordo com as linguagens pessoais e códigos de trabalho. Cada solo foi filmado nas diversas salas no Museu Nacional de Arte Antiga, permitindo composições que se relacionam intimamente com as obras e espaços.

Estabelece-se desta forma um pilar de inovação deste projeto, na exploração das identidades já consolidadas de cada criador agora desafiadas à interpretação de um dos solos e símbolo maior da Dança – O Cisne – associado à representação de morte e renascimento, final de ciclo, individualidade de movimento e intimamente ligado à questão de género, aos seus contextos e ideologias, e à sua relação com música, procurando rever e operar sobre a forma como a coreografia e a dança estabelecem padrões ideológicos que fixam ou colocam em questão os regimes éticos e estéticos dominantes.

O resultado é uma instalação para tela e ecrã com acesso aos 13 solos e um filme que é o cruzamento de todas as reescritas".


FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA

Conceção e realização: Luiz Antunes 
Direção artística e desenvolvimento do projeto: André Mendes, Luiz Antunes 
Artistas convidados: Ana Moreno, Allan Falieri, David Marques, Guilherme Leal, Joana Castro, Luiz Antunes, Marco da Silva Ferreira, Maurícia | Neves, São Castro, Nina Botkay, Tânia Carvalho, Thamiris Carvalho, Vasco Araújo 
Composição Musical: Diogo Alvim 
Direção de fotografia: Margarida Dias 
Câmera e edição: Tomás Pereira 
Assistente de câmera: Laura Dias 
Produção: Heurtebise 
Comunicação e programação digital: Marco Oliveira 
Tradução: Francisco da Silva Pereira 
Suporte técnico e implementação: Balaclava Noir 
Parceria institucional: Museu Nacional de Arte Antiga 
Parceiros: 23 Milhas, Câmara Municipal do Fundão, Museu Nacional de Arte Antiga, Quinta da Cruz – Centro de Arte Contemporânea, Rua das Gaivotas 6 
Apoio: República Portuguesa - Cultura / Direção-Geral das Artes


LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS

7 dezembro 2021 a 27 fevereiro 2022
MNAA - Museu Nacional de Arte Antiga
Piso 1/Capela das Albertas
Rua das Janelas Verdes, 1249-017 Lisboa
Tel: +351 213 912 800


MAIS INFORMAÇÕES

www.heurtebise.pt

 

 

 


"CISNOGRAFIA. Reescrita do Cisne" é uma produção da Associação Cultural Heurtebise apoiada pela DGARTES.