"Lyvro da Ilha de Mactan” pela Sete Lágrimas / 29 abril, Lisboa

Fotografia: Filipe Faria
SINOPSE
"Que trata da vida & grãdissimas virtudes & bõdades & do magnanimo esforço de muy Senhor de Magalhães na sua imaginária viagem a partir da ilha de Mactan nas Filipinas, onde chegou depois de partir faz 500 anos, no ano da graça do Senhor de 1519, e entregou a alma depois de muy dura batalha. Destinado para instrucção geral com notícia dos novos descobrimentos em todas as siencias, e artes." - Filipe Faria e Sérgio Peixoto
Comemoram-se os 500 anos da partida de Fernão de Magalhães (1480-1521) para a primeira viagem de circum-navegação ao globo (1519-1522). A armada fez escala nas ilhas Canárias, tendo alcançado a costa da América do Sul e chegado ao Rio de Janeiro no final do ano. Após muitas desventuras, atravessou a extremidade da actual costa da Argentina - mais tarde baptizada de Estreito de Magalhães. Entrou nas águas do Mar do Sul, baptizando este oceano como Pacífico por contraste às dificuldades encontradas no Estreito. A viagem prosseguiu sempre com grande dificuldade. Olhou para o céu e foi o primeiro europeu a identificar duas galáxias satélite anãs irregulares da nossa galáxia, visíveis a olho nu apenas no hemisfério Sul e mais tarde chamadas de “Nuvens de Magalhães”. Em 1521, alcançaram a Ilha dos Ladrões (a partir de 1668 chamadas de Ilhas Marianas) e mais tarde a Ilha de Cebu. Magalhães morreu em batalha na Ilha de Mactan, nas Filipinas, em 1521, às mãos de Lapu-Lapu (1491-1542), governador da Ilha.
Mas esta seria a outra viagem, como se Magalhães tivesse seguido outros caminhos inspirado noutra ciência ou instinto... como se não tivesse morrido…
LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS DE APRESENTAÇÃO
LOCAL: Auditório do Museu do Oriente (Lisboa)
DATA: Sexta-feira, 29 Abril 2022
HORA: 19.00
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
SETE LÁGRIMAS
Filipe Faria e Sérgio Peixoto, direcção artística
Filipe Faria, voz
Sérgio Peixoto, voz
Denys Stetsenko, violino barroco
Tiago Matias, tiorba e guitarra barroca
Duncan Fox, violone
Juan de la Fuente Alcón, percussão
INFORMAÇÕES SOBRE BILHETEIRA
Bilhetes aqui.
PREÇO: €15 [descontos em vigor]
PÚBLICO ALVO: M/6.