"The Bradley Theodore Show", 11 novembro, Teatro José Lúcio da Silva, Leiria

Dança
"The Bradley Theodore Show", 11 novembro, Teatro José Lúcio da Silva, Leiria

O Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, recebe o espetáculo “The Bradley Theodore Show” – resultado de uma parceria entre a Vortice Dance Company e o pintor Bradley Theodore, natural de Turks and Caicos e residente em Nova York. A apresentação decorre no dia 11 de novembro, pelas 21h30. 


SINOPSE

A peça é um mergulho profundo no universo criativo de Bradley Theodore. Evocando a universalidade da cor, esqueletos, pop stars, ícones e celebridades, Theodore destila figuras a formas esqueléticas. Um confronto a que o artista chama de “um ato de viver”, trazendo a cor para expressar a memória, a emoção e experiências vividas. Cláudia Martins e Rafael Carriço “agarram” esse “ato de viver” dando corpo a uma criação fascinante, que pela força da dança e da pintura, recria os meandros de uma vida e de um estilo que se auto imortaliza a cada obra que nasce.

Num paralelismo cru e mundano com as suas próprias existências, feitas de flashbacks, de impulsos criativos, momentos in e out,… os coreógrafos através da obra de Bradley Theodore, trazem-nos a vida com a certeza da morte, que bate numa latência branda, em pano de fundo e que nos assombra nos momentos de maior solidão. Trazem-nos também as emoções refletidas em cada cor, as memórias, as pessoas e as minudências que se esquecem entre o acordar e desacordar dos melhores sonhos. Uma tela em branco que ganha cor com o fashionismo, as personagens, as pop star, os ícones e a genialidade da pintura de Bradley Theodore.

“….disse uma vez a uma revista, tinha duas opções na minha cabeça: ou mato-me ou vou pintar….. então, decidi pintar!…acordava e todos os dias pintava qualquer coisa. Estive cerca de um ano literalmente sem falar com ninguém.”

“…estava a pintar com tanta frequência que me lesionei no ombro direito, devido aos movimentos repetitivos”.

“…o meu primeiro mural (Anna and Karl, 2013) foi a primeira vez que alguém viu as minhas pinturas. Do momento em que o coloquei na parede, foi como um incêndio.”

“O crânio para mim, simboliza o espírito de uma pessoa. É como se eu estivesse a envolver-lhe a alma, em torno do seu sistema esquelético.” 

(Bradley Theodore)


FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA

DIREÇÃO ARTÍSTICA Cláudia Martins & Rafael Carriço
COREOGRAFIA | VIDEOGRAFIA Cláudia Martins & Rafael Carriço
PINTURAS Bradley Theodore
FIGURINOS Cláudia Martins
FOTOGRAFIA Sérgio Claro
MUSICA Bradley Theodore and Phillip Damien Gaines
SONOPLASTIA Rafael Carriço
BAILARINOS Vortice Dance Company
DIREÇÃO TÉCNICA Paulo Formiga


LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS 

11 novembro 2022, 21h30 
Teatro José Lúcio da Silva, Leiria


MAIS INFORMAÇÕES

www.teatrojlsilva.pt

 

 

 


Espetáculo apoiado pela Direção-Geral das Artes / RTCP – Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses