LEME 2022, 30 novembro a 4 dezembro, Ílhavo

Circo
LEME 2022, 30 novembro a 4 dezembro, Ílhavo

"Feno" . © Martí Albesa - Sismògraf

Começa a 30 de novembro o LEME 2022 - Festival de circo contemporâneo  e criação artística em espaços não convencionais, uma iniciativa da Bússola (em parceria com o 23 Milhas, projeto cultural do Município de Ílhavo), com apoio da Direção-Geral das Artes. O Festival decorre até 4 de dezembro, em Ílhavo.


LEME 2022

"Não há dois corpos iguais. Todos os corpos são semelhantes, porém, no complexo poder de que gozam: são corpos portais, intermediários entre nós e o mundo. A grande beleza de um corpo não será nunca a sua forma, o seu tamanho, a sua flexibilidade ou a sua força, mas o rigor com que a sua matéria, a nossa carne, viva e vulcânica, habita o universo, se mantém em contacto com a Terra e com todos os outros corpos. Um corpo não se esgota nas suas capacidades. É uma experiência contínua, um lugar permanentemente novo e o que temos de mais antigo. O corpo é um arquivo, um manifesto, uma tomada de posição, um incêndio. A sua anatomia pouco importa quando deflagra. Um corpo é nada menos que uma revolução. Um lugar de violência e maravilha, de obstinação e entrega. Um corpo é uma possibilidade.

Este ano, o LEME reflete, através da sua programação e atividades paralelas, como o encontro DIVE – In Deep Learning Activity - sobre o tema “Corpos Diversos”, convocando os participantes a pensar a inclusão e a acessibilidade, rejeitando a ideia de que o corpo é o limite. O corpo ideal é o corpo que existe. Exatamente este, que temos agora, aqui, neste preciso momento.

O LEME é promovido pela Bússola em parceria com o 23 Milhas, projeto cultural do Município de Ílhavo, com apoio da República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes, do Institut Français, do Embaixada de França em Portugal e da Acción Cultural Española. O encontro DIVE é organizado em colaboração com a Circostrada Network e a Acesso Cultura, com o apoio do programa Europa Criativa da União Europeia, da República Portuguesa – Cultura, através da Direção-Geral das Artes, e do Ministério da Cultura e Comunicação de França.


PROGRAMA

https://bit.ly/leme-2022-programa


BILHETEIRA

https://ilhavo.bol.pt/