Festival Contrapeso #2, pela Mákina de Cena, 1 a 4 dezembro, Loulé

Cruzamento disciplinar
Festival Contrapeso #2, pela Mákina de Cena, 1 a 4 dezembro, Loulé

"Dracula - Lucy's Dream", por Plexus Polaire (FR / NO) . © Christophe Raynaud de Lage

O Festival Contrapeso está de volta para a sua 2ª edição, entre 1 e 4 de dezembro, em Loulé. Esta iniciativa da Mákina de Cena teve a sua primeira edição em 2021, com um programa dedicado a solos nacionais de teatro e música, contando com participações da Cia. João Garcia Miguel, Mário Delgado, Carlos Barretto, entre outros. 

"Nesta segunda edição, a Mákina de Cena partilha um pouco das suas origens. Encontros na Cie. Philippe Genty, na École Internacional de Théâtre Jacques Lecoq, em clubes de jazz parisienses ou na editora independente Parallel Records, deixaram memórias e inspirações para aquilo que hoje fazemos. Mas trouxeram-nos, sobretudo, pessoas incríveis que desenvolvem um trabalho artístico notável, e que marcaram, não apenas a nossa passagem por Paris, como a nossa visão das Artes Performativas. A excelência de Yngvild Aspeli, fez-nos (e continua a fazer) sonhar o impossível; a comicidade dos The Latebloomers inspirou-nos para um teatro de proximidade, de enorme rigor e virtuosismo; Florent Souchet e a sua abordagem ao jazz contemporâneo impulsionaram-nos a encontrar a nossa visão artística, e Antoine Karacostas revelou-nos um dos caminhos para a sua concretização. Este ano, o Festival Contrapeso é, pela primeira vez, internacional. Mas, este ano, também é tudo muito pessoal. De nós, para todos vós". (From Paris with Love, Carolina e Marco)

O Festival Contrapeso #2 é financiado pela República Portuguesa – Direção-Geral das Artes e pelo Município de Loulé, e conta com o apoio da Região de Turismo do Algarve.


PROGRAMA

https://www.makinadecena.com/contrapeso


A MÁKINA DE CENA

Fundada em 2018 por Carolina Santos e Marco Martins, a Mákina de Cena assume-se como uma estrutura artística multidisciplinar, com especial incidência na criação e formação nas áreas do Teatro e da Música (Jazz). Desenvolve a sua actividade e programa, desde 2019, a Casa da Mákina – espaço cultural sediado no centro de Loulé, realizando eventos para toda a comunidade, como o Clube de Leitura Teatral, o MdC Jazz Club, as Oficinas da Mákina e o Festival Contrapeso.


MAIS INFORMAÇÕES

www.makinadecena.com