“Curto-Circuito | Ciclo Mais Jovens” / Circolando, 25 e 26 março, CACE Cultural do Porto

Cruzamento disciplinar
“Curto-Circuito | Ciclo Mais Jovens” / Circolando, 25 e 26 março, CACE Cultural do Porto

“CURTO-CIRCUITO regressa no final de março à Central Elétrica para a sua segunda edição. Com uma programação especialmente dedicada às crianças e jovens, o Ciclo terá lugar em vários espaços da antiga Central Termo-Elétrica do Freixo, na freguesia de Campanhã. Iniciativa da CiRcoLando - Central Elétrica, a pluridisciplinaridade é o traço forte do programa, que conta com o apoio da DGArtes e do programa Criatório, da Câmara Municipal do Porto.

No fim de semana de 25 e 26 de março, a partir das 15h00, a programação abre com a estreia do espetáculo de marionetas de “Ai de Mim, Ai do Eu!” de Sandra Neves/Trupe Fandanga e segue com a apresentação de espetáculos de dança, teatro e música, como “Cara” de Aldara Bizarro, “Dia a Dia” de Ana Jezabel e Angela Diaz Quintela, “Costurar Cantigas e Histórias” de Taleguinho e ainda as DJ’s Bella e Sebastiana animando o encontro com um DJ set feito à medida.

Durante toda a tarde, haverá várias atividades para quem cá passa. O Cinema Insuflável vai mostrar uma seleção muito sua de filmes de animação, o Atelier Guilhotina vai explorar as técnicas da monotipia e da linogravura em oficinas abertas a todos e os mini-comerciantes do Mercadinho de Brinquedos vão prometer negócios da china. Não faltarão ainda os comes e bebes confecionados pela saborosa Ju de Ló.

“Ai de Mim, Ai do Eu!” é o novo espetáculo de marionetas na linha do teatro lambe-lambe de Sandra Neves/Trupe Fandanga e pretende explorar a procura de uma marioneta efémera feita de barro e mãos, que se despoja acidentalmente do seu ego e altivez. Acidentes de percurso, companhia, medos e caras-metade são alguns dos dilemas do personagem. As curtas sessões de 15 minutos, para plateias muito íntimas, repetem-se entre as 15h30 e as 17h, ao longo dos dois dias.

No dia 25 de março, pelas 17h00, “Cara” de Aldara Bizarro convida os jovens com mais de 10 anos a viajar no mapa de uma bailarina skater que coloca um conjunto vasto e relevante de questões sobre a constituição da(s) identidade(s) portuguesa(s), em diálogo com a realidade política, cultural e económica mundiais. Para terminar o dia a dançar, a partir das 18h00, a dupla de Dj’s Bella e Sebastiana abre a pista, esperando que a música nos chegue dos ouvidos ao coração e faça a todos dançar, como sabemos, queremos ou nos apeteça.

No dia 26 de março, às 17h00, “Dia a Dia” de Ana Jezabel e Angela Diaz Quintela convida as crianças dos 4 aos 12 anos a contemplar o que as rodeia, as suas sensações e o silêncio. Ações simples como parar, escutar e observar são exploradas numa tentativa de aproximação à natureza e aos seus elementos. Segue-se às 18h00 o projeto Taleguinho com “Costurar Cantigas e Histórias”, uma experiência de contacto com o património imaterial tradicional, permitindo às crianças e pais o alargamento dos conhecimentos sobre a música tradicional. Através de histórias cantadas, as crianças terão a oportunidade de escutar ao vivo, num alinhamento recheado de temas tradicionais, contado e cantado pelos personagens da Costureira e do Alfaiate de Canções.

Durante os dois dias do Curto-Circuito, entre as 15h00 e as 18h00, contamos ainda com o Cinema Insuflável, numa parceria com o Play – Festival Internacional de Cinema Infantil & Juvenil de Lisboa, com exibições de curtas-metragens especialmente escolhidas para o Central, e com o Mercadinho de Brinquedos, onde será possível vender e trocar brinquedos e livros usados. O Atelier Guilhotina terá montada uma oficina onde vamos explorar técnicas criativas de impressão como a xilogravura, serigrafia, linogravura e monotipia! Preparem-se, vamos sujar as mãos e, provavelmente, a roupa também!”


LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS

25 e 26 março 2023, 15h00 às 19h00
Circolando - Central Elétrica, CACE Cultural do Porto


BILHETEIRA

O acesso ao evento é gratuito sendo necessário levantar bilhetes para os espectáculos à entrada do recinto. O espaço conta com estacionamento gratuito e haverá comidas e bebidas à venda no local.


MAIS INFORMAÇÕES 

www.circolando.com

 

 

 


A Circolando é apoiada pela DGARTES.