Cluster – Grupo Experimental de Matosinhos ao vivo no Space Festival, 5 novembro, Montemor-o-Velho

Música
Cluster – Grupo Experimental de Matosinhos ao vivo no Space Festival, 5 novembro, Montemor-o-Velho

O Cluster – Grupo Experimental de Matosinhos vai apresentar-se ao vivo no Space Festival, no Teatro Esther de Carvalho de Montemor-o-Velho, dia 5 de novembro, às 15h00. "AG – Augusto para uns, amigo Gomes para outros" é uma coleção de várias abordagens à obra do artista plástico matosinhense Augusto Gomes, com projeções estáticas de obras ou colagens criadas a partir delas, acompanhadas pela música que despoletaram.

Estreado em julho passado no Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery, este espetáculo partiu de obras selecionadas intuitivamente para pensar a relação entre o indivíduo e o mundo, a relação entre diferentes elementos musicais ou a composição a partir dos significados trazidos pelas obras.

Composto por Afonso Leite (violoncelo), Afonso Moura e Mafalda Maia (saxofone), Diego Correia (voz), Diogo Faria (guitarra), Leonor Tinoco (flauta), Marta Nabais (piano) e Nuno Magalhães (clarinete), este ensemble sub-25 anos é dirigido pelo pianista e pedagogo Duarte Cardoso, tem projeções de Alexandra Almeida e Sílvia Brito Cunha, e as músicas foram criadas pelo Cluster em parceria com a compositora Catarina Ribeiro.

Fundado em janeiro de 2020, o Cluster privilegia a criação da sua própria música pela composição, improvisação e experimentação, e tem desenvolvido projetos que se deixam influenciar por conceitos não-musicais (outros media artísticos, por exemplo) como veículo para encontrar novas formas de fazer música. O projeto do Programa Educativo da OJM recorre frequentemente ao soundpainting, a sonoridades não-convencionais ou técnica estendida, eletrónica simples, movimento ou realidades site-specific na concretização do seu trabalho. Os elementos que compõem o grupo são maioritariamente provenientes de percursos educativos musicais formais, encontrando (também) no Cluster uma continuidade ou complemento dessa prática como um espaço livre de exploração artística.

O Cluster foi fundado em 2020 pelo Programa Educativo da Orquestra de Jazz de Matosinhos.

 

 

 


Apoio: República Portuguesa - Cultura / Direção-Geral das Artes