Festival Materiais Diversos, este ano inspirado no binómio "Transações/Transformações", até 23 de setembro

Cruzamento disciplinar
Festival Materiais Diversos, este ano inspirado no binómio "Transações/Transformações", até 23 de setembro

"Brother", de Marco da Silva Ferreira / © José Caldeira

A edição deste ano do Festival Materiais Diversos celebra nove anos dedicados às artes performativas, onde dança, teatro e música contemporâneas são roteiros a seguir entre Minde, Alcanena e Cartaxo.

Em 2017 é inspirado no binómio "Transações/Transformações", processos sobre os quais pretende refletir junto com os espetadores, os profissionais e os artistas participantes. Jovens e consagrados, portugueses e estrangeiros, o festival reúne mais de seis dezenas de artistas, apresenta 10 espetáculos de dança, teatro e música, entre estes três em estreia. São 10 dias (de 14 a 23 de setembro) dedicados às artes performativas e à criação contemporânea, que além do intenso programa de Espetáculos, oferecem Aulas Diárias, ações da Comunidade Artística Emergente, Encontros Temáticos, apresentações de Filmes e as aguardadas Noites Longas com Bons Sons e muito convívio.

O Festival Materiais Diversos é Minderico, nasceu em 2009 na vila de Minde e a partir daí expandiu-se a outras localidades das regiões do Médio Tejo e Lezíria, onde se dedica a explorar a diversidade do território das artes performativas e do próprio país. O festival leva a populações e palcos fora dos grandes centros urbanos uma seleção cuidada de projetos artísticos nas áreas da dança, teatro e música, assinadas por jovens criadores e artistas consagrados, portugueses e estrangeiros.

É um projeto pioneiro na promoção do acesso à criação e descentralização artística, afirma-se um cartaz contemporâneo dos territórios onde programa e um festival obrigatório no calendário cultural português, com mais de 120 espetáculos, 790 artistas e 52 mil espetadores envolvidos nas suas oito edições.

/
Imagem:
"Brother", de Marco da Silva Ferreira / © José Caldeira
(apresentação no dia 23 de setembro, às 22h, no Cine-Teatro São Pedro, Alcanena)

/
Mais informações:
www.materiaisdiversos.com