Arte pela Democracia em janeiro: espetáculos e conversas em Castelo Branco, Torres Vedras, Porto e Famalicão

apoio às artes
50 anos do 25 de Abril

Durante o mês de janeiro, o Programa «Arte pela Democracia» — resultado do apoio em parceria entre a DGARTES e a Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril — leva espetáculos e conversas a Castelo Branco, Torres Vedras, Porto e a Vila Nova de Famalicão.

Hoje, 11 de janeiro, pelas 18h, decorre na Fábrica da Criatividade, em Castelo Branco, uma conversa pública com a ilustradora Maria Remédio, com o objetivo de oferecer aos participantes uma apresentação sobre o seu trabalho artístico e refletir sobre a relação deste com a Educação. No dia 18 de janeiro, as propostas lançadas pela artista serão trabalhadas em residência de criação artística, por um grupo de participantes da comunidade de Castelo Branco.

Também hoje, às 21h30, é apresentado, no Teatro-Cine Torres Vedras, o espetáculo «Guião para um País Possível», de Sara Barros Leitão. Com dramaturgia criada a partir dos discursos, intervenções, apartes, insubordinações e até gestos transcritos nos Diários da Assembleia da República, o espetáculo procura resgatar os momentos mais marcantes dos últimos cinquenta anos da nossa democracia. Estará em cena hoje e amanhã (12 de janeiro), em Torres Vedras.

A 16 de janeiro, é apresentado, em sessão dupla na Escola Rodrigues de Freitas, no Porto, o espetáculo “Memórias de uma falsificadora”, de Catarina Requeijo, com encenação de Joaquim Horta, montado a partir do livro homónimo de Margarida Tengarrinha. Às 10h30, o espetáculo será dirigido ao público escolar. Às 14h, decorre uma sessão aberta ao público em geral.

No dia 27 de janeiro, às 21h30, é apresentado, no Grande Auditório da Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, o espetáculo «Lá no Xepangara | A cultura africana em José Afonso», a homenagem lusófona a José Afonso, que reúne Manuel de Oliveira, Selma Uamusse, Karyna Gomes, Edu Mundo e Fred Martins.

Programa de Apoio em Parceria “Arte pela Democrcia”

Resultado de um Acordo de Parceria celebrado em 2022 com a Estrutura de Missão para as Comemorações do quinquagésimo aniversário da Revolução de 25 de Abril de 1974 (EM25Abril), o Programa de Apoio em Parceria – Arte pela Democracia tem como principal objetivo promover, através do desenvolvimento e implementação de projetos artísticos, a celebração dos direitos alcançados pela Revolução de 25 de Abril de 1974 e contribuir para manutenção dos seus propósitos, em prol da democracia.

Com uma dotação financeira de um milhão de euros, são apoiados 45 projetos, em todas as regiões do país: 11 projetos na região Norte, 6 projetos na região Centro, 22 projetos na Área Metropolitana de Lisboa, 3 projetos no Alentejo, 1 no Algarve, 1 nos Açores e 1 na Madeira.

O Apoio em Parceria Arte pela Democracia decorrerá até 2026, prevendo-se a abertura de novos concursos, um em 2024 e outro em 2025.

Conheça os projetos em https://www.50anos25abril.pt/arte-pela-democracia.

Imagem apresentação: 
Adicionar a homepage: