«Guião para um País Possível», pela Cassandra, 11 e 12 janeiro, Teatro-Cine Torres Vedras

Teatro
«Guião para um País Possível», pela Cassandra, 11 e 12 janeiro, Teatro-Cine Torres Vedras

"Guião para um País Possível" . Fotografia de Teresa Pacheco Miranda

Nos dias 11 e 12 de janeiro, às 21h30, é apresentado, no Teatro-Cine Torres Vedras, o espetáculo «Guião para um País Possível», de Sara Barros Leitão.

"No parlamento português, entre as bancadas dos deputados e a tribuna com membros do Governo, existe, exatamente a meio da sala, uma secretária sem nada à volta onde trabalham dois funcionários que têm a missão de transcrever tudo o que ali é dito. Através dos seus dedos, registam-se os discursos, as intervenções, os apartes, as insubordinações e até os gestos. São centenas de milhares de páginas que registam debates, assembleias constituintes, votações, avanços e recuos nos direitos sociais, laborais e humanos. 'Guião para um país possível' é um espetáculo criado a partir destes registos, para contar os últimos cinquenta anos da nossa democracia".

«Guião para um País Possível» é um espetáculo da Cassandra, estrutura artística fundada em 2020, cujo projeto artístico assenta em dois eixos: a criação original de espetáculos, e projetos multidisciplinares de desenvolvimento de públicos. 

Fotografia de Teresa Pacheco Miranda


«Guião para um País Possível» é um dos 45 projetos apoiados pelo programa «Arte pela Democracia», uma iniciativa da Direção-Geral das Artes em parceria com a Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril. O Programa «Arte pela Democracia» promove projetos artísticos que se enquadrem nas Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril e que contribuam para a reflexão sobre a relevância deste acontecimento na construção da democracia. É dirigido a projetos artísticos nas áreas das artes visuais (arquitetura, artes plásticas, design, fotografia e novos media); artes performativas (circo, dança, música, ópera e teatro); artes de rua; e cruzamento disciplinar. A primeira edição, lançada em 2023, teve uma dotação orçamental de um milhão de euros. Selecionou um total de 45 projetos, que abrangem todo o país.