“Miquelina e Miguel”, de Miguel Pereira, pel’O Rumo do Fumo, 4 fevereiro, Lisboa

Dança
“Miquelina e Miguel”, de Miguel Pereira, pel’O Rumo do Fumo, 4 fevereiro, Lisboa

© Joana Linda

O tema da memória e da sua perda são os fios condutores de “Miquelina e Miguel”, onde o coreógrafo Miguel Pereira procura resgatar um novo lugar, trágico-cómico, entre ele e a sua mãe. “Um encontro delirante e carinhoso a dois, onde a dança, o absurdo e a fragilidade são celebrados num espaço de liberdade sem limites, numa tentativa de contrariar o tempo e escapar ao inevitável”. O espetáculo (produzido pel'O Rumo do Fumo) é apresentado a 4 de fevereiro de 2024, às 19h, no Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa. No final da apresentação, terá lugar uma conversa entre o artista e Luís Trindade, moderada por Ana Bigotte Vieira. A entrada é livre.

A apresentação insere-se no ciclo de (re)performances, filmes e conversas que constitui o primeiro eixo do programa "Dança não dança – arqueologias da nova dança em Portugal" promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian. 


SINOPSE

(Por Miguel Pereira)

"A minha mãe chama-se Miquelina e nasceu em 1935. Durante grande parte da sua vida viveu em Moçambique. Nos últimos anos foi-lhe diagnosticada uma demência. Uma realidade que tenho vivido com sentimentos contraditórios, por um lado, o medo da degradação das suas faculdades, e por outro, o permitir-me aceder a um novo patamar de entendimento, que se situa algures entre a loucura, a ternura e a cumplicidade. Hoje olho para a minha mãe e reconheço-me mais do que nunca. O imponderável, essa loucura que por vezes me assalta, a vivência do fracasso e do ridículo, marcas que, sem saber, transportava vindas dela, e que só agora, à luz da degenerescência progressiva da sua memória, posso ver e entender. Descobri como a minha mãe tem sentido de humor e como gosta de dançar. Juntos, rimos e fazemos disparates, as nossas maluqueiras. E, numa espécie de realidade paralela, por momentos somos felizes.”


FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA

Direção Artística
Miguel Pereira

Interpretação
Miquelina da Costa Frederico e Miguel Pereira

Colaboração Dramatúrgica
Paula Caspão

Assistência à Criação
Bibi Dória

Desenho de Luz
Hugo Coelho

Colaboração no Desenho do Espaço Cénico
André Guedes

Produção
O Rumo do Fumo

Coprodução
Teatro do Bairro Alto / EGEAC

Apoio
Estúdios Victor Córdon

Agradecimentos
Ana Pais, Bruno Moreno, Catarina Alvarez, Daniel Tércio, Filipe Viegas, Henrique Neves, Laura Lopes, Luis Graça, Magda Pereira, Marcelo Evelin, Otávio Almeida e Vera Mantero


LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS

4 fevereiro 2024, às 19h
Fundação Calouste Gulbenkian, Auditório 2, Lisboa


BILHETEIRA

Entrada livre, sujeita à lotação da sala


MAIS INFORMAÇÕES

https://gulbenkian.pt/agenda/miquelina-e-miguel/  


CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA

M/6


ACESSIBILIDADE

Espaço acessível a cadeiras de rodas. Sessão com audiodescrição


MAIS INFORMAÇÕES

O Rumo do Fumo

Fundação Calouste Gulbenkian

 

 


Apoio: República Portuguesa - Cultura / Direção-Geral das Artes