"Arte pela Democracia", 16 fevereiro, Escola Secundária de Camões, Lisboa

Música
"Arte pela Democracia", 16 fevereiro, Escola Secundária de Camões, Lisboa

Ensemble DME (festival SoundSpaces, maio 2023, Suécia)

"Arte pela Democracia" é um espetáculo que parte das obras musicais CDE de Jorge Peixinho (1940-1995) e A Casa do Cravo de Carlos Marecos (1963) como ponto de partida para uma reflexão sobre o contexto político de dois períodos marcantes da história recente de Portugal. A obra de Peixinho faz referência ao Movimento Democrático Português/Comissão Democrática Eleitoral (MDP/CDE), uma das mais importantes organizações políticas da Oposição Democrática ao regime do Estado Novo em Portugal. Já a peça de Carlos Marecos é inspirada na vivência do compositor durante o período do pós 25 de Abril de 1974 (Processo Revolucionário em Curso - PREC) que inclui gravações que o próprio realizou das emissões radiofónicas da ocupação da rádio renascença em 1975, bem como excertos de canções de intervenção.

O Ensemble DME interpreta estas duas obras no dia 16 de fevereiro de 2024, pelas 11h45, no Liceu Camões. com entrada gratuita. 

Curadoria: Lisboa Incomum | Apoio: República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes e Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril