Problematizar a realidade: encontros entre arte e filosofia 2023-2024, com a Maumaus, a 16 de fevereiro na Gulbenkian

Artes plásticas
Problematizar a realidade: encontros entre arte e filosofia 2023-2024, com a Maumaus, a 16 de fevereiro na Gulbenkian
Programa 4: campo, contracampo

Ici et ailleurs (Anne-Marie Miéville, Jean-Luc Godard, 1976), fotograma de filme

Programa 4: campo, contracampo

/ Exibição:

Ici et ailleurs (1976, 53 min.)de Anne-Marie Miéville e Jean-Luc Godard

/ Discussão:

Ghalya Saadawi e Marwa Arsanios, com moderação de Stefanie Baumann

 

Problematizar a realidade – encontros entre arte e filosofia reúne um conjunto de seis sessões de discussão e quatro seminários, e foca-se no momento em que a arte e a filosofia estabelecem diálogos produtivos, propondo abordagens diversificadas sobre o pensamento contemporâneo. Cada sessão de discussão parte da exibição parcial ou integral de filmes, acompanhada por uma reflexão conduzida por teóricos, investigadores ou artistas.

A quarta sessão de discussão reúne a escritora e académica Ghalya Saadawi e a artista plástica Marwa Arsanios numa reflexão suscitada pela exibição de Ici et ailleurs (1976), da autoria de Anne-Marie Miéville e Jean-Luc Godard. A partir de imagens de combatentes palestinianos, captadas anos antes no contexto do Groupe Dziga Vertov (Jean-Luc Godard e Jean-Pierre Gorin), e de cenas em Paris, produzidas anos depois, o filme reflete sobre a relação entre a imagem, o som e o texto, nomeadamente quando operam dentro do aparato cinematográfico e na representação da realidade. Olhando com rigor para a injunção metodológica do Groupe Dziga Vertov na construção de filmes políticos, Godard e Miéville examinam politicamente as condições e relações de produção das imagens – através de uma montagem disjuntiva e de uma locução didática –, não só das imagens de casas da classe trabalhadora parisiense, como daquelas rodadas na Palestina.

Ghalya Saadawi é escritora e Professora Associada no Goldsmiths (University of London). Enquanto investigadora e professora, as suas áreas de interesse abrangem teoria crítica, abordagens críticas aos direitos humanos, testemunhas e depoimentos, direito e psicanálise, estética e política, arte libanesa e documentário, entre outras. Entre 2015 e 2017, foi Professora Residente no Ashkal Alwan Home Workspace Program (Beirute) e é coordenadora da área de teoria no Dutch Art Institute, desde 2018. Saadawi é membro do Beirut Institute for Critical Analysis and Research (BICAR). Colaborou com artigos para revistas e jornais, incluindo ArtMargins, Bidayat, Bidoun, frieze, Journal of Visual Culture, PhiloSOPHIA, The Derivative e Third Text. O seu próximo livro, Between October and November (Fitzcarraldo Editions, 2025), é um ensaio sobre a perda e a persistência das formas numa modernidade capitalista alargada.

Marwa Arsanios trabalha como artista plástica, utilizando variadas formas, estratégias e dispositivos, incluindo o filme, enquanto espaço de ligação entre movimentos e lutas, sugerido pelo modo como as imagens se referem umas às outras. Entre as suas exposições individuais, destacam-se: Kunsthalle Bratislava (2023); Contemporary Arts Center (Cincinnati, 2021); Beirut Art Center (2017); Hammer Museum (Los Angeles, 2016); Witte de With (Roterdão, 2016) e Kunsthalle Lissabon (2015). Entre as suas exposições coletivas, destacam-se: documenta 15 (2022); Biennale of Sydney (2022); Berlin Biennale (2020); SFMOMA (São Francisco, 2019); Sharjah Biennial (2019); Gwangju Biennale (2018); Ludwig Museum (Colónia, 2016); New Museum (Nova Iorque, 2014); e Venice Biennale (2013).

 

/ Local, Data e Horário

Fundação Calouste Gulbenkian, Auditório 2

16.02.2024

18h30

 

/ Informações e Bilheteira

Duração da sessão: 135 Min. | M/18 | Entrada livre, sujeita à lotação da sala. Filme falado em árabe, francês e alemão e legendado em português e inglês; a discussão é em língua inglesa com tradução simultânea para português.

 

/ Contactos

Maumaus

Avenida António Augusto de Aguiar, 148 - 3º C

1050-021 Lisboa

Tel: +351 21 352 11 55

E-mail: maumaus@maumaus.org

www.maumaus.org

www.problematisingreality.com

---

Parceria: CAM - Centro de Arte Moderna Gulbenkian, CineLab / Instituto de Filosofia da Universidade Nova de Lisboa, Maumaus / Lumiar Cité

Apoio: República Portuguesa – Cultura/Direção-Geral das Artes, FCT: Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Câmara Municipal de Lisboa