Festival Y#20 - Festival de Artes Performativas, pela Quarta Parede, 4 abril a 19 junho, Covilhã, Castelo Branco, Belmonte e Paul

Artes performativas
Festival Y#20 - Festival de Artes Performativas, pela Quarta Parede, 4 abril a 19 junho, Covilhã, Castelo Branco, Belmonte e Paul

Cartaz Festival Y#20 - Festival de Artes Performativas (Quarta Parede) © José Castanheira

Começa este mês (dia 4 de abril) a 20.ª edição do Festival Y#20 - Festival de Artes Performativas, uma iniciativa da Quarta Parede. A abertura conta com o concerto de Ana Lua Caiano, no Teatro Municipal da Covilhã, às 21h30. 

A cantautora entre a música tradicional e a eletrónica abre o festival em momento de tour de apresentação do seu primeiro álbum, “Vou Ficar Neste Quadrado”, lançado no passado dia 15 de março. Após o espetáculo, acontece o primeiro encontro da Comunidade de Espetadores do Festival Y#20 com Claudia Galhós, escritora e jornalista, na moderação das conversas entre artistas e público. 

Conheça o Programa completo do Festival Y#20


"O Festival Y celebra 20 edições de diversidade dos espetáculos, das disciplinas artísticas e de um compromisso inequívoco com a região da Beira Interior. O Y tornou-se uma referência na oferta artística e numa empatia com os públicos da região. É também símbolo de uma resistência cultural que, apesar das adversidades do percurso, se foi afirmando a cada edição.

De 4 de abril a 19 de junho, na Covilhã, Castelo Branco, Belmonte e Paul, propomos uma programação de espetáculos, em sala e ao ar livre, que interseciona a atual heterogeneidade das artes performativas nas formas, conteúdos e abordagens aos públicos, entre a dança, a música, a performance, o teatro e os cruzamentos. Abrimos a Open Call Y Criadores Emergentes e convidamos Claudia Galhós para estar connosco na Comunidade de Espetadores a mediar as conversas pós-espetáculos.

Com este cosmos artístico, trazemos para este Y#20 um desejo crescente e que agora reforçamos: construir uma Comunidade de Espetadores emancipada e coesa que, de forma apaixonada e inquieta, acompanhe o festival e nos ajude a projetá-lo para mais vinte edições (sim, sonhamos desmesuradamente, também como resistência a estes tempos em que tanto disso carecemos)".


BILHETEIRA

Os bilhetes para os espetáculos podem ser adquiridos através da Ticketline, Worten, bilheteira do TMC~, Teatro das Beiras e Cine-Teatro Avenida.

Os espetáculos ao ar livre são de acesso gratuito.