"Além da dor", pela Companhia de Teatro de Almada, até 17 julho, Teatro Municipal Joaquim Benite, Almada

© Rui Carlos Mateus
"Além da dor", de Alexander Zeldin, com encenação de Rodrigo Francisco, é apresentado no Festival de Almada nos dias 11, 13, 14, 15 e 17 de julho, na Sala Experimental do Teatro Municipal Joaquim Benite. A peça, da Companhia de Teatro de Almada, conta com as interpretações de Binete Undonque, Djucu Dabó, Ivo Marçal, Maria Frade e Pedro Walter.
SINOPSE
(pela Companhia de Teatro de Almada)
A peça "Além da dor" (Beyond Caring, no original) consistiu na estreia como autor e, em simultâneo, a grande irrupção de Alexandrer Zeldin na cena teatral. A CTA realizou a estreia absoluta desta peça em Portugal, em Março de 2022, vencendo o prémio SPA para melhor espectáculo do ano. Sob o signo de um realismo social cru e amiúde brutal, observamos e escutamos quatro trabalhadores temporários de diferentes gerações: Susan, Grace, Becky e Phil; e Ian, o encarregado do turno da noite na fábrica de processamento de carnes onde eles fazem as limpezas. Num universo de relações humanas tão precárias e equívocas como as relações laborais, Zeldin descreve a cadência e a dureza dos trabalhos que estes empregados executam e o alívio (relativo) que traz cada pausa, momentos em que as relações interpessoais se vão tecendo, sempre fugazes, tímidas, frágeis. Logo que termina o turno, regressarão ao anonimato, pardacento e inelutável.
Dramaturgo e encenador, Alex Zeldin (n. 1985) teve uma ascensão fulgurante na cena teatral britânica e europeia na última década. Após Beyond Caring, o seu reportório foi enriquecido com as peças Love (2016), Faith, Love and Charity (2019), A Death in the Family (2022, original francês) e The Confessions (2023). Foi Artista em Residência do National Theatre em 2017 e, apenas dois anos depois, tornou-se encenador associado dessa instituição. Em 2020, tornou-se Artista Associado do Théâtre National de l’Odéon (Paris) e, no ano seguinte, foi Artista Convidado do Festival de Viena.
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
Interpretação
Binete Undonque
Djucu Dabó
Ivo Marçal
Maria Frade
Pedro Walter
Tradução
Margarida Vale de Gato
Cenografia
Céline Demars
Figurinos
Ana Paula Rocha
Luz
Guilherme Frazão
Sonoplastia
André Oliveira
—
Duração
1h30
Classificação etária
M/16
LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS
11, 13, 14, 15 e 17 julho 2024
Festival de Almada
Teatro Municipal Joaquim Benite (Sala Experimental)
MAIS INFORMAÇÕES
https://festival.ctalmada.pt/alem-da-dor/
Apoio: República Portuguesa - Cultura / Direção-Geral das Artes