InShadow - Lisbon Screendance Festival, 11 novembro a 19 dezembro, diversos espaços de Lisboa

© Inês Chaubert
InShadow, o corpo imagina-se na sombra.
Está a chegar a 17ª edição do InShadow – Lisbon Screendance Festival que ocupa, de 11 de novembro a 19 de dezembro, diversos espaços de Lisboa com um conjunto de propostas nas artes visuais e performativas.
Este ano, o InShadow conta com uma nova parceria internacional, a competição dancescreen2025 do IMZ International Music + Media Centre, uma das mais relevantes do panorama actual do vídeo-dança. Com esta colaboração, novos prémios e valores prometem fazer do festival um verdadeiro espaço de intercâmbio artístico.
O Festival inicia-se com o LittleShadow, programação dedicada ao público infantojuvenil, com o LAC – Laboratório de Actividades Criativas e a Competição Internacional de Animação. De 11 a 14 de novembro, na Biblioteca de Alcântara - José Dias Coelho, os mais novos irão participar numa troca de aprendizagens e experiências sobre processos criativos e eleger o melhor filme de Animação. O LittleShadow marca também presença no Museu da Marioneta, dirigido a escolas: dias 2 e 3 de dezembro, com o LAC, levará as crianças a visitar o museu, ver filmes de animação e explorar o corpo numa oficina de dança.
Na segunda semana do festival dá-se início à Competição Internacional de Documentário, um dos pilares fundamentais do InShadow, que ocupará a Casa do Comum de 19 a 22 de novembro. Ao longo de 8 sessões serão exibidos 21 filmes, de 18 países, num conjunto de narrativas documentais: do retrato de artistas emergentes a consagrados, da intimidade do estúdio à materialidade do território. A dança como forma de vida, memória e questionamento.
O programa conta ainda com uma Competição Internacional de Vídeo-Dança e inclui exposições, performances e instalações que irão expandir-se pela capital e promover a convergência entre imagem, corpo e processos de criação artística potenciados pela tecnologia.
O InShadow é uma iniciativa da Vo'Arte.
→ consulte a programação completa
Apoio: República Portuguesa - Cultura, Juventude e Desporto / Direção-Geral das Artes
