Etcetera Records editou o CD "Igor Stravinsky – Music for Violin and Piano", com o apoio da DGARTES

música
Etcetera Records editou o CD "Igor Stravinsky – Music for Violin and Piano", com o apoio da DGARTES
Edição | Música

"Developpement en Brun, Wassily Kandinsky 1933"

Em 2020 a Etcetera Records produziu e editou, com o apoio da DGARTES, o novo disco do violinista Bruno Monteiro e do pianista João Paulo Santos, dedicado à Música para Violino e Piano de Igor Stravinsky. Este novo registo alcançou as mais elevadas distinções da crítica nacional e internacional, incluindo no Jornal de Letras e Expresso (Portugal), Musicalifeiten, Nieuwe Noten e Opus Klassiek (Holanda), Cultuurpakt (Bélgica), Fanfare Magazine, The Rehearsal Studio e Classical Candor (Estados Unidos), MusicWeb International, Musical Opinion, Classical Music Daily e Gramophone (Reino Unido), Rádio Cultura de São Paulo (Brasil), Revistas Ritmo e Sonograma (Espanha), Klassik Heute (Alemanha) e Pizzicato (Luxemburgo). 

Destaque para a crítica de Carme Miró, diretora da revista Sonograma Magazine:

"Esta gravação é a crónica do violinista português Bruno Monteiro que, através das partituras de Igor Stravinsky, redescobriu um paraíso sonoro. Acompanhado pelo pianista nascido em Lisboa João Paulo Santos, Monteiro analisa a música do compositor russo com uma selecção de obras para violino e piano. Muitos delas são transcrições dos grandes balés escritos e estreados nas primeiras décadas do século passado. Começando com The Italian Suite, das quais existem três partituras com diferenças significativas, baseadas em temas, fragmentos e peças de Giambattista Pergolesi, datadas de 1925. A suíte contém, com excepção do breve Scherzino, uma transcrição de cinco dos onze andamentos da suíte orquestral extraída de Pulcinella, de 1922. A versão feita neste álbum contém seis andamentos em uma ordem diferente da original, com a adição de um Scherzino. Esta versão ainda é a mais interpretada pela sua variedade de andamentos diferentes, que se destacam pela limpeza da linha melódica. Bruno Monteiro expressa brilhantemente essa pureza estilística enriquecida por um maravilhoso impulso rítmico. 

O Beijo da Fada, escrito na primavera de 1932, é uma homenagem a Tchaikovsky. De facto, para este trabalho, Stravinsky compôs o seu Divertimento, tendo como tema o ballet Tchaikovsky's Sleeping Beauty . Nesse sentido, Stravinsky deu o contrário: a suíte orquestral de 1934 (suíte do The Fairy's Bes ) é essencialmente uma orquestração do Divertimento. Bruno Monteiro e João Paulo Santos incutem carácter neste trabalho e conferem-lhe um poder quase enigmático. De fato, eles dão grande profundidade ao tão distinto Stravinsky, que nada mais era do que um grande fascínio pela dança. 

O Duo Concertante é um trabalho que contrasta com os outros dois pela austeridade com que o compositor constrói os cinco andamentos. Destacamos o Dithyrambe que, como é sabido, era um hino grego antigo cantado e dançado em homenagem a Dionísio. O compositor recria um mundo bucólico de sons muito agradáveis. 

A seguir, estão as Três Peças do Firebird, KC 10, que são pequenas miniaturas, transcritas para violino e piano a partir da música do mencionado ballet. 

A Danse Russe também é uma peça virtuosa, transcrita em 1933 do ballet Petrushka (1911), com revisões de Dushkin. 

Os dois músicos criaram brilhantemente uma performance musical que gera um círculo virtuoso entre orquestração e transcrição". 

(Sonograma Magazine, Carme Miró)

_

O CD encontra-se à venda em www.prestomusic.com.

 

MAIS INFORMAÇÕES:

www.prestomusic.com