Universidade de Aveiro lança Concurso para promover criação conjunta no Jazz

música
Universidade de Aveiro lança Concurso para promover criação conjunta no Jazz
Oportunidade | Música

Estão abertas até 10 de agosto as candidaturas para o Concurso Internacional de Jazz da Universidade de Aveiro (UA), destinado a ensembles de Jazz ainda sem trabalhos discográficos publicados. 

Organizada pelo Centro de Estudos de Jazz da Universidade, esta iniciativa tem como principais objetivos promover a criação no seio dos ensembles emergentes e estreitar a relação com eventos congéneres. Serão atribuídos três prémios: ensemble, composição e arranjo. 

"Trata-se do primeiro concurso de jazz destinado a ensembles e surge num momento de profunda crise para as artes performativas e para a música em particular, provocada pelo necessário distanciamento físico a que a situação pandémica do planeta nos obrigou. O CIJ_UA procura assim cumprir dois desideratos: o incentivo à criação de novas composições no domínio do jazz e a criação de uma nova janela de oportunidade para voltar a criar junto, a tocar junto e a escutar em conjunto". 

Aberto a ensembles de jazz que não tenham trabalho discográfico editado, constituídos por músicos portugueses e/ou músicos estrangeiros, independentemente da idade e da experiência musical, o Concurso é constituído por duas fases: prova de pré-seleção, através de envio de gravações áudio, e apresentação final, num palco da UA.

Os vencedores serão anunciados no dia 11 de setembro, após uma pré-seleção a 16 de agosto e uma apresentação final a 9 e 10 de setembro.


Mais informações: 

www.ua.pt

 

 


Data de publicação: 01-07-2021