"Salvo Conduto" com Carlota Lagido

formação
"Salvo Conduto" com Carlota Lagido
Laboratório | Braga

A bailarina, coreógrafa e figurinista Carlota Lagido é a convidada da Arte Total para o próximo "Salvo Conduto", a decorrer entre 30 de agosto e 4 de setembro, no Museu Nogueira da Silva, em Braga, sob direção artística de Gabriela Barros.

Num formato semelhante a uma residência coreográfica, "Salvo Conduto" é um laboratório que pretende fornecer aos participantes um conjunto de ferramentas para as suas futuras criações artísticas, contribuindo para a sua valorização profissional. Desta ação de formação — dirigida a coreógrafos, bailarinos e profissionais das artes  performativas — irá resultar uma criação "site-specific" no espaço do Museu Nogueira da Silva, em Braga.


SALVO CONDUTO 

(Pela Arte Total)

“Salvo Conduto” é uma atividade no domínio da formação artística com um formato de “criação site- specific” que integra a apresentação pública de um resultado, no final de cada ação. 

Os princípios de pesquisa e construção performativa, nestas formações da Arte Total, pretendem evocar a memória e a corporeidade a partir de um estado que se pretende profundo de relação com o espaço e o tempo, adensando, nos participantes, um novo conjunto de ferramentas para as suas futuras criações. 

Durante uma semana os participantes (coreógrafo e bailarinos, profissionais das artes performativas, alunos) passarão a habitar um novo espaço - Museu Nogueira da Silva. O programa de formação circunscreve-se num formato semelhante a uma residência coreográfica com o objetivo de implementar um modelo de atualização e valorização profissional que tenha repercussões diretas nas carreiras dos participantes.

Este laboratório pretende focar a sua pesquisa e prática à volta da memória dos elementos de um jardim. Como aplicar a existência de uma árvore centenária a uma prática de dança contemporânea? Será que podemos desenhá-la, tocá-la e depois aplicar o que desenhamos ao pensamento e à criatividade do corpo da dança contemporânea? Que histórias sabemos sobre esta árvore e sobre outras árvores, quem as plantou? Como nos sentimos quando passamos a fazer parte de uma paisagem? O que sentimos quando somos árvore? 


CARLOTA LAGIDO | NOTA BIOGRÁFICA

(Lisboa, 1965)

Carlota Lagido é bailarina, coreógrafa e figurinista. Dançou com Meg Stuart, Joana Providencia, Rui Horta, Mark Haim no início dos anos 90, e durante 20 anos com Francisco Camacho. O seu trabalho como coreógrafa e performer tem características multidisciplinares. Destaca as suas peças “notforgetnotforgive”, “ro.ger”, “Jungle Red” e “Mina”. É figurinista desde 1988. Faz parte do coletivo de artistas Apneia Colectiva.

Iniciou a sua formação com Margarida de Abreu em 1977. Frequentou os Cursos de Verão da Companhia Nacional de Bailado. Prosseguiu os estudos no Curso de Formação Profissional do Ballet Gulbenkian entre 1980 e 1984 onde estudou dança clássica e moderna e no Peridance Center em Nova Iorque onde destaca a formação em dança clássica com Zvi Gotheiner. Estudou desenho na New York Academy of Arts. É mestranda no Curso de Teatro, na especialização de Design de Cena na Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa. Obteve nesta instituição uma pós-graduação em Design de Cena.

Foi professora de dança clássica/nível intermédio na Escola Rui Horta em 1987. Orientou de 2004 a 2011 os Laboratórios de Pesquisa e Experimentação Coreográfica da Eira. Foi professora adjunta da Escola Superior de Dança no módulo Criação de Figurinos, 2011- 2013. Foi professora convidada das aulas de dança contemporânea para seniores do professor e coreógrafo Rafael Alvarez. Orientou diversos workshops de design de cena. Colaborou com a ArteTotal no projeto Guelra em 2015 e 2016, com 50Toneladas e Jungle Red.
 


FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA

Direção artística: Gabriela Barros 
Coreógrafa convidada: Carlota Lagido
Produção: Carolina Vieira


LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS

30 de agosto a 4 de setembro de 2021
Museu Nogueira da Silva
Unidade Cultural da Universidade do Minho 
Av. Central 61, Braga


BILHETEIRA

A apresentação pública é de entrada livre, sendo necessária reserva através de artetotal.braga@gmail.com


MAIS INFORMAÇÕES

www.artetotal.org

 

 

 


A Arte Total é uma estrutura artística apoiada pela DGARTES.