Em outubro, "Ensaio sobre a Cegueira", de Nélia Pinheiro, sobe ao palco do Teatro Palladium, em Roma

Internacionalização
Em outubro, "Ensaio sobre a Cegueira", de Nélia Pinheiro, sobe ao palco do Teatro Palladium, em Roma
Internacional | Itália

© Ricardo Henriques

A criação de Nélia Pinheiro "Ensaio sobre a Cegueira" é apresentada no Teatro Palladium, na cidade de Roma, Itália, no dia 6 de outubro, às 20h30.

Inserida no plano de digressão internacional da CDCE (Companhia de Dança Contemporânea de Évora) e nas comemorações do Centenário de Nascimento de José Saramago, esta apresentação integra o circuito de apresentações da CDCE pela Europa, que terminará em novembro de 2022.

Baseada na obra de José Saramago, 'Ensaio sobre a Cegueira' resulta do "culminar de um percurso de experimentação coreográfica, em torno do comportamento humano em situações de crise e violência. Os conflitos interiores, o medo, o individualismo como forma natural de existir, as questões éticas e morais associadas ao comportamento em sociedade, elencam a natureza comportamental dos intérpretes. Em cena, a natureza humana é apresentada de forma crua, sem emoção".

Com um formato próximo da instalação artística, "a criação apresenta uma linguagem experimental, tanto a nível visual, como a nível do posicionamento do corpo na dança e na cena. Os elementos chave obra de José Saramago surgem como indutores da linguagem dramatúrgica, que desenvolve uma metáfora acerca do comportamento humano individual e colectivo, um discurso sobre a condição humana".

"Ensaio sobre a Cegueira" é uma criação apoiada pela DGARTES e conta com as interpretações de Fábio Simões, Gonçalo Almeida Andrade e Nélia Pinheiro. O ambiente sonoro é de Gonçalo Almeida Andrade e os figurinos são de José António Tenente.

 


MAIS INFORMAÇÕES

www.cdce.pt

 

 

 

 


Data de publicação: 27-09-2021