30 países vão acolher projetos artísticos portugueses

Internacionalização
30 países vão acolher projetos artísticos portugueses
Apoio às Artes

Já são conhecidos os resultados finais da edição de 2021 do Apoio a Projetos - Internacionalização. A DGARTES irá financiar 71 projetos artísticos, com um montante que ascende os 700.000 €, permitindo o apoio a mais 10 projetos em relação a 2020.

Este programa tem como principal objetivo dinamizar a internacionalização das artes e da cultura portuguesa, através da cooperação com outros países. Dos resultados desta edição, deve ser salientado o  acolhimento em 30 países, veiculando, deste modo, o contributo desta ação cultura externa para a promoção da diversidade étnica e cultural, para o incentivo à transição digital na área das artes, para o potenciar de mecanismos alternativos - presenciais, virtuais ou mistos - de apresentação de obras e projetos artísticos.

Das atividades previstas pelos projetos apoiados, 34 serão apresentadas em Espanha, 20 em França, 13 no Brasil, 8 na Alemanha, 6 em Cabo Verde, 5 nos EUA, 3 na Áustria, 3 em Itália, 2 na Guiné-Bissau, 2 na Holanda, 2 na Suíça, 2 na China  e 2 na Turquia. Serão ainda apresentadas atividades em Angola (1), no Chile (1), Coreia do Sul (1), Croácia (1), Geórgia (1), Grécia (1), Haiti (1), Hungria (1), Índia (1), Luxemburgo (1),  Malásia (1), Moçambique (1), Polónia (1), República Checa (1), Rússia (1), São Tomé e Príncipe (1) e Suécia (1).

Pela primeira vez foi fixado um objetivo estratégico – a dinamização da arte e da cultura portuguesa em França e em Espanha  - verificando-se o acolhimento de 54 atividades nestes dois países - 45% face ao número total de atividades apoiadas -, indicador que consubstancia o sucesso desta opção estratégica, tendo em conta o contexto propiciado pela realização da Temporada Cruzada Portugal-França e considerando o fortalecimento das relações com os países mais próximos, no caso Espanha, no quadro do desenvolvimento das relações bilaterais.

Nas áreas artísticas mais representadas, devem ser destacados os projetos de música (25), de teatro (17) e de artes plásticas (11).

O prazo de execução dos projetos financiados decorre entre 1 de janeiro de 2022 e 30 de junho de 2023.


MAIS INFORMAÇÕES

Consulte os resultados finais do concurso de Apoio a Projetos - Internacionalização

 

 


Data de publicação: 23-12-2021