Maria Vlachou orienta ação de formação sobre Acesso à Participação Cultural

formação
Maria Vlachou orienta ação de formação sobre Acesso à Participação Cultural
Formação | Online

A Fundação Bienal de Arte de Cerveira organiza a ação de formação “Acesso à participação cultural: uma visão integrada”, orientada por Maria Vlachou (Acesso Cultura), no dia 8 de janeiro de 2022 (sábado). A iniciativa decorrerá apenas em formato digital e destina-se a profissionais do setor da cultura e da educação, alargando-se ao público em geral. O objetivo consiste em capacitar os participantes de conhecimentos técnicos e ferramentas orientadas em estratégias de mediação e comunicação com os públicos.

A formação terá a duração de 6 horas (10h00-13h00, 14h00-17h00) e a certificação será outorgada pela Fundação Bienal de Arte de Cerveira. A participação é gratuita e limitada, mas encontra-se sujeita a inscrição até ao dia 6 de janeiro. 

Com esta iniciativa — promovida no âmbito da candidatura “A Arte Contemporânea integrada na sociedade e no mundo”, apoiada pela DGARTES – a Fundação Bienal de Arte de Cerveira dá continuidade à sua estratégia de desenvolvimento de públicos e qualificação dos profissionais do setor da cultura.

"À medida que o setor cultural se torna mais consciente da necessidade de ir além de uma ideia de democratização da cultura e das suas responsabilidades na construção da democracia cultural, torna-se também necessário refletir de forma concreta sobre as barreiras à participação dos públicos e de planear ações concretas para as ultrapassar". (Fundação Bienal de Arte de Cerveira)


PROGRAMA

Manhã (10h-13h) | Barreiras à participação cultural:

• Os guardiões da cultura
• Democracia cultural
• Participação cultural e direitos culturais
• Barreiras físicas, sociais, intelectuais

Tarde (14h-17h) | Deficiência e gestão cultural:

• Espaços acessíveis
• Websites acessíveis
• Comunicação acessível
• Políticas de preços
• Atendimento
• Serviços
• Programação


LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS 

8 de janeiro de 2022 (sábado, 10h00-13h00, 14h00-17h00)


MARIA VLACHOU

Consultora em Gestão e Comunicação Cultural. Membro fundador e Diretora Executiva da associação Acesso Cultura. Autora do blog Musing on Culture (e do livro homónimo), onde escreve sobre cultura, gestão e comunicação cultural, públicos, acesso. Gestora da página de Facebook Museum texts / Textos em Museus e co-gestora do blog Museums and Migration. Participou no projeto europeu RESHAPE – Reflect, Share, Practice, Experiment, sendo membro do grupo “Arts and Citizenship”.
Foi Diretora de Comunicação do São Luiz Teatro Municipal (2006-2012) e Responsável de Comunicação do Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva (2001-2006). Membro dos corpos gerentes do ICOM Portugal (2005-2014) e editora do seu boletim. Foi consultora do Museu Arpad Szenes – Vieira da Silva e da Comissão Cultural da Marinha. Colaborou com os programas Descobrir e Próximo Futuro da Fundação Calouste Gulbenkian.

Fellow e membro do ISPA – International Society for the Performing Arts (2018, 2020). Alumna do DeVos Institute of Arts Management at the Kennedy Center for the Performing Arts (Washington, 2011-2013); Mestre em Museologia pela University College London (1994), tendo realizado estágios no Petrie Museum of Egyptian Archaeology e no Natural History Museum; Licenciada em História e Arqueologia (Universidade de Ioannina, 1992).


INSCRIÇÕES

https://bienaldecerveira.pt/fbac-arranca-novo-ano-com-formacao-sobre-o-acesso-a-participacao-cultural/ 


MAIS INFORMAÇÕES

https://bienaldecerveira.pt/

 

 

 


Data de publicação: 03-01-2022