Balleteatro promove laboratório de improvisação com Manuel Linhares

formação
Balleteatro promove laboratório de improvisação com Manuel Linhares
Formação | Porto

© Manuel Linhares

Fundado em 2017 pelo cantor Manuel Linhares, o CÍRCULO DA VOZ é um laboratório de criatividade vocal que “procura uma forma de expressão vocal espontânea”. O objetivo é promover o desenvolvimento musical, a improvisação e a criatividade através de sessões direcionadas a cantores, amadores ou profissionais, e a atores, bailarinos ou performers “que gostem de cantar e pretendam explorar as capacidades artísticas da sua voz e do seu corpo”. As sessões são abertas não apenas a profissionais, mas a qualquer pessoa “que goste de cantar e explorar a sua criatividade artística, sem que tenham necessariamente estudos ou experiências musicais anteriores”.

Os próximos laboratórios decorrem nos dias 3 de maio e 21 de junho, das 19h00 às 20h30, no Coliseu Porto Ageas.

Os participantes são convidados a “entender a voz enquanto possibilidade de expressão artística e individual, mas também enquanto manifestação e construção de um espaço comum, através do ‘circlesinging’ e outros exercícios de canto e improvisação em grupo. São aprofundadas técnicas contemporâneas para trabalhar a voz em grupo, que não as tradicionais formas corais, baseando-se integralmente na improvisação para criar composições e fomentar a musicalidade dos seus participantes.

Com esta iniciativa, o Balleteatro pretende “conseguir levar o canto e a improvisação a um cada vez maior número de pessoas, desenvolvendo uma comunidade artística de cantores e improvisadores”.

“Cantar tem uma forte componente terapêutica, estimulando o corpo e a mente e ajudando a libertar as tensões naturais do dia-a-dia, o que trás naturalmente um melhor bem-estar e qualidade de vida dos seus participantes”.


MAIS INFORMAÇÕES

balleteatro.pt

 

 

 


Data de publicação: 28-04-2022