Open Call: VI Prémio Nacional de Artes do Espetáculo Maria João Fontaínhas

oportunidade
Open Call: VI Prémio Nacional de Artes do Espetáculo Maria João Fontaínhas
Oportunidade | Artes do Espetáculo

O Chão de Oliva - Centro de Difusão Cultural em Sintra, em parceria com a Câmara Municipal de Sintra, abriu o concurso para o VI Prémio Nacional de Artes do Espectáculo Maria João Fontaínhas

As inscrições estão abertas até 30 de junho, pode consultar o regulamento aqui

Os projetos a apresentar têm de ser inéditos, redigidos em língua portuguesa, podendo ser individuais ou em coautoria. Os textos podem ser dramáticos ou guiões, sendo que neste último caso, devem conter todos os elementos que os candidatos considerem necessários à sua montagem, tendo em conta a viabilidade da produção do espetáculo.

Os originais a concurso devem ter em conta a duração do espetáculo, não podendo a mesma ser inferior a uma hora nem superior a hora e meia. O número de intérpretes exigidos para a sua concretização não deverá ser superior a três.

O Prémio tem o valor monetário de 5.000€ e consiste na divulgação e montagem da peça vencedora. A montagem da obra premiada será efetuada pelo Chão de Oliva, no prazo de dois anos, a contar da data deliberada pelo júri do concurso.

Este concurso destina-se a galardoar, bianualmente, um projeto para um espetáculo de teatro, marionetas, música ou transversal a estas áreas, tendo o objetivo de divulgar e prestigiar as artes do espetáculo em Portugal e contribuir para a renovação e aparecimento de novos criadores.

O Prémio foi criado em 2008, numa colaboração entre a Câmara Municipal de Sintra e o Chão de Oliva, como forma de homenagear a atriz e encenadora Maria João Fontaínhas, fundadora e dirigente do Chão de Oliva, falecida precocemente em 2006.

Para qualquer pedido de esclarecimento adicional poderá contatar o Departamento de Cultura e Património da autarquia de Sintra, através do telefone 21 923 3719 ou email dpa@cm-sintra.pt.

 


Data de publicação: 11-05-2022