Espetáculo "Histórias Magnéticas" apresentado em Barcelona

cruzamento disciplinar
Espetáculo "Histórias Magnéticas" apresentado em Barcelona
Internacionalização

© Madalena Matoso

O Espetáculo "Histórias Magnéticas" vai ser apresentado no dia 26 de maio de 2022, às 17h30, na Biblioteca Vapor Vell em Barcelona.

Esta é a mais recente História Magnética estreada em 2020 no Teatro LU.CA. "Movido pela crescente onda obscurantista, retrógrada e fascista que avança por esse mundo fora, saiu-me, como um gesto de reação, esta história que fala de uma criança que viveu a transição do fascismo para a democracia em Portugal e que por isso sabe muito bem que não há coisa pior do que viver sob um regime como o antigo", conta Pelágio.

"Não se deixem enganar! - um conto panfletário de 2019” é pois uma homenagem à geração de pais e mães nascidos nos anos 30 do século XX que, sem procurarem um lugar na história, protagonismo político ou de qualquer outra espécie, nunca se resignaram, arriscaram a vida, passaram pela prisão, exilaram-se e foram perseguidos para que nós possamos viver hoje num país melhor. 

 

Sobre o projeto:

Histórias Magnéticas é um projeto do guitarrista e compositor Sérgio Pelágio que consiste na composição de bandas- sonoras para histórias infantis. O resultado é uma história-contada-concerto para guitarra elétrica e voz, seguida de um atelier para o público participante. O projeto surgiu em 2009 e desde essa data as Histórias Magnéticas têm sido frequentemente apresentadas em diversas localidades, sobretudo em Portugal, mas também no estrangeiro, sempre com o apoio do Instituto Camões, respectivamente em Espanha (2 apresentações), Timor (11 apresentações), Cabo Verde (5 apresentações), Macau (7 apresentações) e França (1 apresentação). A concepção do projecto, com uma forte componente pedagógica, assenta numa articulação trabalhada ao compasso entre a música, a narração e a gestualidade e dota-o de características únicas que permitem ultrapassar todas as barreiras da língua que possam surgir e que são definitivamente eliminadas nos ateliers que sucedem as histórias. Em 2020 estreou a sétima história, no Teatro LU.CA, com texto original de Sérgio Pelágio.

Sérgio Pelágio e Isabel Gaivão interpretam ao vivo breves histórias acompanhadas por bandas-sonoras originais, recriando os ambientes dos textos de partida e construindo – em tempo real e em conjunto com o público – novos significados para as situações narradas. Através da música, da sugestão e da imagem, as crianças são estimuladas a entrar no mundo das histórias contadas e das suas personagens, desdobrando criativamente as cenas que ouvem.

 

Ficha artística e técnica:

Conto original, composição original e guitarra elétrica: Sérgio Pelágio

Narração: Isabel Gaivão

Direção de Produção: Sofia Afonso

Produção Executiva: Rodolfo Freitas

Comunicação: Susana Ribeiro Martins

Ilustração cartaz: João Pedro Gomes

Design Gráfico cartaz: Carlos Bártolo

Vídeo: Gonçalo Brou.

 

Mais informações em www.realpelagio.org.

 

 


Data de publicação: 23-05-2022